IBGE e Conab estimam produção menor de grãos na Bahia em 2024
Em maio, a estimativa de uma produção de cereais, oleaginosas e leguminosas foi de 11,4 milhões de toneladas.
De acordo com dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo ao mês de maio de 2024, a Bahia produziu cerca de 11,4 milhões de toneladas de cereais, oleaginosas e leguminosas, o que representa um recuo de 5,8% na comparação com a safra de 2023.
Com base nos dados sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), os órgãos estimam que a produção para este ano seja menor do que a do ano passado, o qual foi registrado um recorde na colheita dos grãos.
A principal justificativa para esta diminuição da produção é devido ao fenômeno do El Niño, que afetou "negativamente as condições climáticas, prejudicando algumas regiões produtoras no estado. Assim, destaca-se, entre os grãos, a queda em dois dos principais produtos agrícolas do estado: soja e milho", explicou Carla Janira Nascimento, técnica da SEI.
Segundo o IBGE, as áreas plantadas e colhidas estão estimadas em 3,52 milhões de hectares (ha), com recuo de 0,3% em relação à safra de 2023. Assim, o rendimento médio esperado (3,25 toneladas/ha) da lavoura de grãos no estado da Bahia é 5,6% da safra anterior.
LEIA MAIS: Atenção, estudantes! Termina hoje (14) prazo para se inscrever no Enem 2024
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).