Celebridades

Entenda por que Faustão não 'furou a fila' de transplante de rim; apresentador ficou 20 dias na fila

Quase 39 mil pessoas aguardam por um transplante de rim, de acordo com o Ministério da Saúde

Por Lucas Pereira

Entenda por que Faustão não 'furou a fila' de transplante de rim; apresentador ficou 20 dias na filaRedes sociais / @faustosilvaofcial
O apresentador Fausto Silva, de 73 anos, passou novamente por um transplante de órgão, nesta segunda-feira (26/2). Desta vez, ele recebeu um novo rim. Faustão realizou um transplante de coração em agosto do ano passado e desde setembro passava por diálise, realizada cerca de três vezes por semana. Por conta da insuficiência cardíaca que foi acometido, seu rim estava prejudicado, o que fez o apresentador retornar para a fila de transplantes.
Segundo a equipe médica responsável, do Hospital Albert Einstein, o procedimento foi necessário devido ao agravamento de uma doença renal crônica e foi possível após o hospital ter acionado a Central de Transplante do Estado de São Paulo. A cirurgia ocorreu sem intercorrências e o apresentador seguirá em observação.
Como no transplante do coração, procedimento ao qual Faustão foi submetido cerca de seis meses atrás, ele não furou a fila para receber o novo órgão. Antes desse período, o apresentador já realizava hemodiálise. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, o apresentador era o 13º da fila e cumpria os requisitos obrigatórios para a cirurgia. Por já ter sido transplantado anteriormente, ele também tinha prioridade.
Após acusações nas redes sociais de que Fausto havia "furado fila", a Central de Transplante de São Paulo emitiu uma nota informando sobre o caso: "A Central de Transplantes do Estado de São Paulo informa que o paciente F.S. foi inserido na fila para transplante em 6 de fevereiro e, seguindo resoluções estaduais, foi submetido ao transplante de rim na última segunda-feira (26), cumprindo os critérios de priorização. F.S. encontrava-se como 13º na lista para o procedimento", informa a nota.
FILA DE TRANSPLANTE
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem o maior sistema público de transplante do mundo e a fila é única para a rede privada e pública de saúde. A coordenadora do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), Daniela Salomão, explicou que a escolha do receptor do órgão a ser transplantado é feita pelo próprio sistema da Saúde. com base em critérios técnicos, que não incluem, por exemplo, o poder aquisitivo e a popularidade do paciente. Também não é possível o médico ou outro profissional da saúde selecionar o órgão e/ou o doador.
"Eu consigo entrar no sistema e saber quem fez cada movimento desse sistema. Mas gerenciamento, criação da lista de receptores para uma determinada doação, só o sistema é capaz de realizar", afirmou, ao reiterar que o sistema é "auditável".
Salomão explicou também que o sistema possui uma "lista muito dinâmica", que pode ser alterada diariamente, sempre orientada por critérios. "O transplante não tem uma ordenação tradicional de fila, que é aquela um atrás do outro", completa.
O nefrologista e coordenador de transplante de rim do Hospital Beneficência Portuguesa, José Egídio, disse que a distribuição de rim, especificamente, é baseada em tipo sanguíneo e compatibilidade imunológica entre doador e receptores. Também há prioridade para aqueles que estão impossibilitados de realizar hemodiálise e que necessitem de transplante de rim, além de alguém que foi doador de órgãos e necessite de um transplante renal.
Outros critérios são os antropométricos (dimensões do corpo) entre doador e receptor e pacientes que possuam risco eminente de morte, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.
COMO ESTÁ A FILA
O rim é o órgão com maior fila de espera no Brasil. De acordo com dados da Saúde, atualizados em 27 de fevereiro de 2024, 38.927 pessoas aguardam na lista para receber um órgão no país. Ao todo, 69.476 esperam por um órgão no Brasil. Completam a lista, os transplantes de pâncreas, com 37 pacientes a espera, intestino com sete e multivisceral (troca de todos os órgãos abdominais), cinco.

*Informações do SBT News
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.