Projeto teatral prepara apresentação online e gratuita para contar acontecimentos históricos do Nordeste
O Coletivo Canduras e Artes estreia de forma online o espetáculo “O Encantado”.
O Coletivo Canduras e Artes estreia de forma online o espetáculo “O Encantado”. A peça será transmitida gratuitamente através do Facebook e YouTube nos dias 10, 17 e 24 de março e retrata acontecimentos históricos ocorridos no Século 19, em Pernambuco.
O enredo se baseia nas comunidades que eram guiadas a pensar que o rei português Dom Sebastião (morto no século 16 em batalha contra os mouros) ressuscitaria trazendo riqueza e prosperidade para os mais pobres e necessitados, distribuindo riqueza e terras e libertartando os negros da escravidão.
A dramaturgia do espetáculo se constrói a partir de informações coletadas, principalmente, na obra Memória sobre o Reino Encantado na Comarca de Villa Bella, de Antonio Ático de Sousa Leite; primeiro registro escrito sobre os acontecimentos da Pedra Bonita.
Também nas citações sobre os fatos presentes nas obras da literatura brasileira, como O Reino Encantado: Crônicas Sebastianistas, de Tristão de Alencar Araripe Jr.; Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, de Ariano Suassuna; Pedra Bonita, de José Lins do Rego, além de relatos de historiadores e artigos de pesquisadores.
O projeto “O Encantado - Uma Saga Nordestina em Busca de Dom Sebastião” tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. Conta com a direção de Edinilson Motta Pará, música de Igor Reis e atuação de Ricardo Stewart.
A classificação da apresentação é para maiores de 14 anos e para assistir, basta acessar o Facebook e o YouTube no coletivo.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.