Cidade

Bruno Reis pede apoio policial para evitar vandalismos em monumentos históricos restaurados

Exaltando a atuação da Guarda Municipal, Bruno Reis pediu ainda que a rede de atuação contra crimes ao patrimônio fosse reforçada com a presença das polícias Civil e Militar

Por Matheus Caldas

Bruno Reis pede apoio policial para evitar vandalismos em monumentos históricos restauradosSecom/PMS
*Com contribuição de Lucas Pereira
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), pediu apoio da segurança pública para preservar monumentos públicos restaurados apresentados nesta quarta-feira (29/5) à população.
"A Guarda Municipal vem fazendo a sua parte, mas, não tenha dúvidas que, é importante a participação da Polícia Militar, para coibir, e da Polícia Civil para ter inteligência e identificar quem são os delinquentes que praticam esses atos."
Dentre as obras entregues, chefe do Palácio Thomé de Souza apresentou a restauração do Marco da Fundação de Salvador, situado na praia do Porto da Barra. O monumento é alvo sistemático de atos de vandalismo. É recorrente, inclusive, que banhistas e pessoas em situação de rua utilizem o espaço para fazer necessidades fisiológicas.
Questionado, o prefeito não respondeu sobre a instalação de mais banheiros na região, mas falou, de maneira ampla, sobre o vandalismo contra o patrimônio público da capital, classificando os criminosos como "delinquentes".
"Este é um grande problema da cidade, não só na preservação do patrimônio, na manutenção. Temos que enfrentar daí diversos problemas de roubo permanente de fiações da iluminação elétrica. Onde vocês passarem, e verem postes apagados é problema de furto de fiação", pontuou.
CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO
Foram apresentados, além do Marco da Fundação da Cidade, detalhes sobre o tombamento de 13 balaustradas ao redor da cidade, sobretudo na Barra, no Bonfim e no Centro Histórico.
Nos últimos cinco meses, segundo a prefeitura, foram investidos R$ 1 milhão nestas obras.
"A gente tem que coibir e punir quem atenta contra o patrimônio público. Em especial, o patrimônio arquitetônico, cultural, nossa história. Como também quem comete atos como esses, de furto, de roubos de cabeamentos, que acabam comprometendo o funcionamento da cidade", finalizou.
LEIA MAIS: Prefeitura investe mais de R$ 1 milhão na revitalização e tombamento de patrimônios, em Salvador
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.