Chuva provoca diversos pontos de alagamento em Salvador; confira os vídeos
Várias regiões estão em alerta devido às fortes chuvas que atingiram a capital baiana no início desta semana
Com mais de 175 mm de chuvas registradas nas últimas 24h em Salvador, vários bairros da capital baiana estão com pontos de alagamentos desde a manhã desta segunda-feira (8/4). Por conta do alto volume de chuva, sirenes de alerta foram acionadas em oito comunidades devido ao risco de desabamentos, deslizamentos, alagamentos e queda de árvores.
Salvador registra 175 mm de chuva em 24 horas e Defesa Civil intensifica ações
As chuvas também prejudicaram a rotina de mais de 2 mil alunos da rede municipal de ensino, que tiveram aulas canceladas para que as instituições sirvam de abrigos temporários para moradores que precisaram evacuar as residentes. Hoje, há 14 sirenes instaladas em áreas de risco da capital baiana.
Estudantes e servidores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) também estão sendo afetados pelo temporal: neste momento, o campus de Ondina da instituição está alagado. Em nota, a Ufba disse que o alagamento é temporário, e justificou que, devido à proximidade "ao nível do mar", a velocidade de drenagem da rede do bairro é lenta. As aulas, porém, não serão canceladas: "Este alagamento - que causa transtornos a nossa comunidade - até o presente momento não teve maiores consequências".
O trânsito também está congestionando em diversos pontos de Salvador, como, por exemplo, na Avenida Paralela, Bonocô e no Vale do Canela, sentido Centenário. No X (antigo Twitter), a Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) recomendou atenção redobrada aos condutores, e detalhou que "equipes estão sendo direcionadas aos pontos mais críticos, com monitoramento do trânsito permanente, apoio e retirada de veículos quebrados, acionando os órgãos municipais de manutenção e limpeza pública quando necessário".
Até o momento, como informa a autarquia, nenhum desvio foi realizado e as principais vias já apresentam sinais de escoamento.
https://twitter.com/Transalvador1/status/1777388983380553945
Confira abaixo alguns bairros com pontos de alagamentos na capital baiana:
TROBOGY
Como tá a situação das chuvas aí no seu bairro? ☔ No Trobogy, pontos de alagamento estão fazendo alguns motoristas darem meia volta. Veja o vídeo: pic.twitter.com/I9rOs6fJCn
— Aratu On (@aratuonline) April 8, 2024
ONDINA
🌧️ Neste momento, o campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba) está inundado. O Aratu On entrou em contato com a instituição para confirmar se as atividades serão interrompidas, mas, ainda não recebeu resposta. pic.twitter.com/uqoXQciXCt
— Aratu On (@aratuonline) April 8, 2024
FEDERAÇÃO
Ruas estão inundadas na Federação devido às chuvas. Acompanhe: pic.twitter.com/PwrVU8QCLx
— Aratu On (@aratuonline) April 8, 2024
RIO VERMELHO
A Cardeal da Silva está inundada: pic.twitter.com/TLOHDmNF9c
— Aratu On (@aratuonline) April 8, 2024
PITUAÇU
Em Pituaçu, também há pontos de alagamento, e os carros passam com as rodas cobertas de água: pic.twitter.com/zHzilV9YBA
— Aratu On (@aratuonline) April 8, 2024
PARALELA
Devido a alagamentos, a Paralela, na altura da Unijorge, está engarrafada. Assista: pic.twitter.com/EVw6AOqzEL
— Aratu On (@aratuonline) April 8, 2024
LEIA MAIS: Com corpo encontrado no sábado, Bahia totaliza sete mortes provocadas pelas chuvas em 2024
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!