Cidade

Curso de Defesa Pessoal voltado para público LGBT é realizado em Salvador

Aproximadamente 20 pessoas participaram do primeiro dia de atvidades, que possui carga horária de 20h e certificado de participação.

Por Da Redação

Curso de Defesa Pessoal voltado para público LGBT é realizado em Salvadorilustrativa/Pexels

Um curso de defesa pessoal gra voltado para o público LGBT+ começou nessa segunda-feira (23/5), em Salvador. A formação, gratuita, acontece no Espaço Boca de Brasa, na sede da Fundação Gregório de Mattos (FGM), na Barroquinha.


Aproximadamente 20 pessoas participaram do primeiro dia de atvidades, que possui carga horária de 20h e certificado de participação. Durante a formação serão aplicados conteúdos teóricos e práticos. No primeiro dia de aula teórica, o público pôde ter conhecimentos sobre os tipos de violência e de como se prevenir delas. Ainda durante a formação, serão aplicadas orientações de primeiros socorros e técnicas de golpes para defesa.


A iniciativa nasceu de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Reparação (Semur) e a Guarda Civil Municipal (GCM).


Participando do curso, o coordenador do Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno, Marcelo Cerqueira, ressaltou a importância de a atividade estar sendo realizada. “Sabemos que a comunidade LGBT é pacífica, e à medida que ela começa a ter acesso a esse conteúdo de defesa pessoal, ela fica mais segura de si e fica mais segura de andar na cidade”, disse.


PREVENÇÃO 


Para o produtor cultural Leandro Souza, de 30 anos, a formação impactará no seu comportamento pessoal e social sobre a perspectiva de se defender em situações de risco. “Vivemos em uma sociedade cada vez mais violenta e se preparar para certas situações é de extrema necessidade. Há seis anos vivi um momento muito difícil da minha vida, quando vi um amigo meu sendo assassinado pelo fato de ser gay. Infelizmente, ele não teve a oportunidade que eu estou tendo hoje de ter acesso ao processo de defesa pessoal, sendo uma tentativa de garantia de vida. Meu desejo é nunca usar, mas, caso seja necessário, estarei pronto para me defender.


DENÚNCIA


Em caso violência sofrida, o indivíduo pode procurar suporte municipal através do Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno, no Rio Vermelho. O centro dispõe de atendimento social, jurídico e de atendimentos com psicólogos. O equipamento funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.


LEIA MAIS: Mês das Noivas - a história da "Mulher de Roxo": abandonada no altar, ela perambulava com seu longo vestido em Salvador


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.