Dia do Servidor Público: Confira o funcionamento dos serviços públicos municipais entre sexta e domingo
As alterações nos expedientes acontecem devido ao feriado e também por causa do segundo turno das eleições
Na próxima sexta-feira (28/10), em virtude das comemorações do Dia do Servidor Público, o expediente estará suspenso nas repartições públicas municipais, retornando o funcionamento normal na próxima segunda (31). Entretanto, considerando também o segundo turno das eleições, que ocorrerá no próximo domingo (30), a Prefeitura afirmou que manterá os serviços essenciais em Salvador, buscando a preservação do patrimônio, o monitoramento e ordenamento do trânsito, a circulação dos ônibus e o atendimento emergencial de saúde.
CONFIRA
TRÂNSITO – Agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) atuarão normalmente nas ruas. As equipes da autarquia vão intensificar o monitoramento nas vias de grande movimentação de entrada e saída da cidade, como a Rodoviária, o Ferry Boat, a Feira de São Joaquim e a Avenida Luís Viana (Paralela).
O Núcleo de Operação Assistida (NOA) também estará atento ao tráfego 24 horas, durante todo o período, por meio das câmeras de videomonitoramento, auxiliando as equipes que estarão em rondas. As blitze de Lei Seca também serão realizadas normalmente na sexta-feira (28).
Já os setores de defesa de notificações e de protocolo não funcionarão na sexta. As notificações com previsão de vencimento nesses dias serão prorrogadas para o dia útil subsequente, ou seja, para a segunda-feira (31). Caso o cidadão queira fazer abertura dos serviços de defesa, apresentação de condutor, ou recurso à Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari), no dia em que o expediente presencial estiver suspenso, poderá fazer os procedimentos on-line.
Na sexta-feira (28), os atendimentos no setor de liberação de veículos apreendidos nos pátios acontecerão normalmente. O cidadão pode entrar em contato com a autarquia pelo Fala Salvador, no número 156, ou pelo aplicativo NOA Cidadão.
TRANSPORTE – Os ônibus, ascensores (Elevador Lacerda e planos inclinados) e a Travessia Marítima Plataforma-Ribeira funcionarão normalmente na próxima sexta. A Coordenação de Transportes Especiais (Cotae) e o setor de Protocolo da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) não farão atendimentos administrativos.
Já no domingo de eleições, os ônibus vão operar com frota normal de dia útil, sem a cobrança de tarifa, no período das 6h às 20h. O Elevador Lacerda vai funcionar das 7h às 19h e o Plano Inclinado Liberdade/Calçada, das 7h às 17h. Esses dois modais também estarão transportando passageiros gratuitamente no domingo. Já o Terminal Marítimo Plataforma-Ribeira, disponibilizará embarcações das 7h às 19h, com a cobrança normal da tarifa.
EDUCAÇÃO – As aulas serão suspensas na sexta-feira e retomadas na próxima segunda-feira (31).
PREFEITURAS-BAIRRO, SIMM E SAC DO EMPREENDEDOR – O atendimento será suspenso nesses locais na sexta-feira e retomado na próxima segunda-feira.
SAÚDE – As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funcionarão durante 24h. As demais unidades de saúde retomarão o atendimento a partir das 8h da próxima segunda-feira (31).
SALVAMAR – A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) manterá o efetivo normal de salva-vidas, distribuído por uma média de 28 postos instalados entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga.
RUAS DE LAZER – Devido ao segundo turno das eleições, o projeto Ruas de Lazer será suspenso neste domingo (30). A Avenida Magalhães Neto, na Pituba, e algumas vias do bairro de Patamares, na região do Greenville, não serão interditadas para a prática de atividades esportivas e recreativas.
FISCALIZAÇÃO E URBANISMO – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) intensificará a fiscalização no feriado do Servidor Público (28), em regime de plantão, inspecionando a regularidade dos estabelecimentos comerciais e eventos em Salvador. Nesse dia, o atendimento presencial estará suspenso no órgão.
Os agentes também vão realizar operações de combate à poluição sonora, publicidade e construção irregular. As denúncias de poluição sonora devem ser feitas através do Fala Salvador 156 ou pelo aplicativo Sonora Salvador.
GUARDA MUNICIPAL – Um efetivo de 100 agentes da autarquia estará de plantão, atuando em serviços diversos, com rondas em parques, apoio às ações de fiscalização da Sedur, Transalvador e Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), além de patrulhamento preventivo e reforço à fiscalização na orla.
ESPAÇOS CULTURAIS – Os espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), incluindo o museu Cidade da Música da Bahia, a Casa do Rio Vermelho, o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana, o Carybé das Artes e a Casa do Carnaval, funcionarão normalmente na sexta-feira, fechando apenas no domingo (30), devido às eleições.
O Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro, abre sexta-feira com as exposições Salvador na Linha de Marisa Vianna e Memorial Gregórios (exposição permanente). Já a Casa do Benin, no Pelourinho, fechará na sexta e abrirá no sábado.
DEFESA CIVIL – O órgão funciona ininterruptamente, em regime de plantão 24 horas, para atender às solicitações. Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel e desabamentos, entre outras ocorrências, a população deve entrar em contato com a Codesal, de forma gratuita, pelo telefone 199.
PROMOÇÃO SOCIAL – As Unidades de Acolhimento Institucional (UAI), o encaminhamento para a concessão de benefícios eventuais (auxílio-funeral e auxílio-moradia) e o Serviço Especializado em Abordagem Social funcionarão normalmente de sexta a domingo.
Os atendimentos agendados relacionados ao Cadastro Único na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre – Comércio) e o CadÚnico Itinerante funcionarão na sexta e no sábado. Os Restaurantes Populares de Pau da Lima e São Tomé de Paripe abrirão na sexta-feira.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!