Discriminação no Centro Histórico: turista ataca gerente comercial no Pelourinho
A vítima foi a gerente de um restaurante, atacada por uma idosa de 64 anos do Rio de Janeiro
A gerente de um estabelecimento comercial localizado no Pelourinho, no centro de Salvador, acusa uma cliente de praticar injúria racial. Na ocasião, a turista de 64 anos, natural do Rio de Janeiro, estaria almoçando com a família no local quando fez uma reclamação a respeito do azeite da comida.
Adriana Santiago, gerente do estabelecimento, foi até a mesa para resolver a questão apresentada pela idosa. Porém, quando a cliente se levantou para ir embora, teria dito à Adriana que ela não era quem dizia ser, por conta da cor de sua pele.
"Ela falou para mim, quando chegou perto do caixa, que eu tinha enganado ela e que eu não era gerente coisa nenhuma, porque eu, 'preta desse jeito', não podia ser gerente, que eu tinha que ser 'caixa'. Ela queria que eu mostrasse um documento que comprovasse que eu era gerente, por ser preta", disse Adriana.
Em seguida, uma guarnição da Polícia Militar foi acionada e Adriana registrou uma queixa. Todos foram conduzidos para a 1ª DT Delegacia Territorial (Politeama), ouvidos e, em seguida, liberados.
"Eu fui ouvida, junto com as testemunhas que levei. Ela [a cliente] foi com a família e, depois, todo mundo foi liberado", contou.
ASSISTA REPORTAGEM COMPLETA:
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!