Monumentos no Farol da Barra e orla são ofuscados por placas publicitárias eletrônicas
Moradores denunciaram a instalação como poluição visual
Moradores do bairro da Barra, em Salvador, entraram em contato com a produção da TV Aratu por meio do WhatsApp para denunciar instalações de placas eletrônicas no bairro que encobrem cartões postais tombados da capital baiana, como o Farol da Barra e o Forte de Santa Maria.
Residente da Barra, a guia de turismo Cristina explica que, durante o seu trabalho, precisa driblar alguns obstáculos para mostrar a vista para os turistas que vêm a Salvador com o intuito de conhecer as belezas e os pontos turísticos da capital baiana.
"A gente fica fazendo ginástica para tentar driblar essas coisas, para que isso atrapalhe o menos possível e seja menos visível, porque acontece sim do turista perceber e questionar esse tipo de coisa", disse Cristina, em entrevista para a emissora.
A TV Aratu entrou em contato com os órgãos responsáveis pela autorização para a colocação destas placas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que, em nota, informaram que até o momento não existe nenhum protocolo de autorização para colocação dos totens.
Pela lei, é necessário uma autorização do Iphan para fazer qualquer tipo de intervenção em locais tombados. Veja a matéria completa abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=eD2OIbbHJn8
LEIA MAIS: Gás de cozinha sofre aumento de 8%: produto pode chegar a R$ 140 reais na Bahia
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!