Cidade

Obras do BRT comprometem tubulações de esgoto em Salvador, denuncia vereador

O levantamento mostra que as intervenções podem, inclusive, comprometer a manutenção do sistema de saneamento básico que circula a Avenida Juracy Magalhães e a Avenida Vasco da Gama

Por Matheus Caldas

Obras do BRT comprometem tubulações de esgoto em Salvador, denuncia vereadorJefferson Peixoto / Secom
O ouvidor-geral da Câmara Municipal de Salvador (CMS) e vereador, Augusto Vasconcelos (PCdoB), recebeu documentos técnicos encaminhados pela Diretoria de Operações da Região Metropolitana de Salvador, da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que denunciam e alertam sobre os graves problemas referentes à construção do trecho 2 do Sistema BRT. A informação foi divulgada à imprensa pela assessoria de comunicação do parlamentar.
O levantamento mostra que as intervenções podem, inclusive, comprometer a manutenção do sistema de saneamento básico que circula a Avenida Juracy Magalhães e a Avenida Vasco da Gama.
De acordo com os documentos enviados pela Embasa, após questionamentos do ouvidor-geral, algumas estacas das obras encontram-se a menos de 40cm de distância das tubulações de esgotamento sanitário, de modo que impossibilita eventuais reparos nas instalações.
“Neste mesmo trecho estão assentadas tubulações vitais para o funcionamento do sistema de coleta e destinação do esgotamento sanitário de Salvador. Para se ter uma ideia da importância, cerca de 70% de todo o esgoto coletado na capital passa pelas redes existentes na Avenida Juracy Magalhães”, cita um trecho da nota técnica.
Em sessão ordinária realizada no Plenário Cosme de Farias, na tarde da última segunda (25/5), Augusto solicitou que a Câmara Municipal atuasse fiscalizando as obras.
“Estamos falando de um problema que pode se tornar insolúvel. Isso é gravíssimo e o assunto precisa ser tratado já que a Embasa alertou no início da obra, não foi ouvida, a prefeitura atropelou e as consequências pela inobservância desses aspectos durante a obra do BRT podem atingir toda a população”, declarou o vereador durante o seu pronunciamento.
Por meio de um dos documentos encaminhados, a Embasa, além de compartilhar a agenda de tratativas com a Prefeitura Municipal de Salvador, destacou que ainda existem diversas pendências a serem solucionadas e que problemas semelhantes ocorreram durante as obras da linha 1 do sistema viário.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.