Polícia apura "empréstimo" de crianças que pedem dinheiro em áreas movimentadas de Salvador; 25 são resgatadas
Após os depoimentos serem colhidos pelos agentes, a Dercca abriu inquérito para investigar o crime de exploração infantil. As vítimas foram encaminhadas sob responsabilidade de outros familiares.
Cinco crianças que estavam sendo submetidas à prática de mendicância e outras 20 que também eram vítimas de exploração infantil foram encaminhadas para o Conselho Tutelar na quinta-feira (23/9), em Salvador.
O fato ocorreu durante uma operação batizada de Cinderela, deflagrada pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca).
Conforme a Polícia Civil, abordagens foram feitas nas regiões da Rótula do Abacaxi e na Avenida Luís Viana (Paralela), além de semáforos no bairro da Pituba. Todas as crianças encaminhadas ao Conselho Tutelar, algumas ainda bebês de colo, foram até o local acompanhadas dos responsáveis.
Após os depoimentos serem colhidos pelos agentes, a Dercca abriu inquérito para investigar o crime de exploração infantil. As vítimas foram encaminhadas sob responsabilidade de outros familiares. Além disso, a unidade especializada também encaminhou as famílias para análise da possibilidade de serem integrados a programas sociais.
“Recebemos informações que crianças eram emprestadas ou alugadas para adultos e praticavam a mendicância, em semáforos e outros locais com movimentação na cidade. Existe um contexto social que não podemos deixar de lado. A exploração dessas crianças é crime, mas o combate a estas práticas também passa pelo viés do acolhimento”, afirmou a titular da Dercca, Simone Moutinho.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.