'Por aí: Tour por Salvador' | Professor Bira faz um tour pelas principais fontes de água da cidade; veja vídeo
As tradições das fontes de Salvador
Quem não conhece aquela canção que diz que na cidade de Salvador todo mundo é d'Oxum? Na religião de matriz africana, Oxum é a rainha da água doce, e acreditando ou não nos orixás, basta andar pela cidade para ver que a natureza foi generosa.
Tem rios que cortam a cidade, lagoas, o Dique do Tororó bem no meio de Salvador, e fontes que brotam da terra e mataram a sede dos nossos ancestrais.
Em celebração aos 473 anos da primeira capital do Brasil, o professor Bira, também Colunista On, fez um tour pela cidade, mostrando suas mais famosas fontes.
"A abundância de água foi um dos motivos da escolha desse pedaço do planeta para a primeira capital do Brasil. São mais de 20 fontes históricas espalhadas por vários bairros", inicia o professor de geografia e história.
A fonte do Dique do Tororó é uma das mais antigas. A edificação que protege o manancial foi erguido em 1875 por Antônio de Lacerda e é tombada como patrimônio artístico e cultural da Bahia.
Hoje, poucos arriscam beber água das fontes da cidade, mas algumas delas ficaram mais conservadas com o passar do tempo. É o caso da fonte de Santa Luzia. A água brota das rochas da Igreja do Pilar, no bairro do Comércio, que homenageia a padroeira dos olhos (para os católicos). Reza a tradição que beber ou lavar os olhos com a água dessa fonte traz saúde para a visão, e no dia 13 de dezembro os devotos fazem fila para lavar o rosto e levar para casa um pouco desta água
Por muito tempo, a água das fontes para levar às casas foram também fonte de renda. Era o trabalho dos aguadeiros. Eles já não existem, mas os rios subterrânios ainda correm como artérias de uma cidade que pulsa há quase cinco séculos.
VEJA ABAIXO:
LEIA MAIS: Doca 1: Polo de Economia Criativa é inaugurado no dia do aniversário de Salvador
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.