Carnaval Ouro Negro 2024 será lançado esta terça (16), no Pelourinho
Governo estadual anunciou o investimento de R$ 15 milhões no 'Carnaval Ouro Negro' deste ano
O Governo da Bahia lança oficialmente, nesta terça-feira (16/1), o Carnaval Ouro Negro 2024. O evento será realizado às 18h, no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, em Salvador. Na ocasião, serão divulgadas as novidades do programa realizado pela Secretaria de Cultura (Secult-BA) e pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi).
Na última semana, a gestão estadual anunciou o investimento de R$ 15 milhões para o Carnaval Ouro Negro. Além disso, o tema da folia momesca deste ano é "50 Anos dos Blocos Aafro - Nossa Energia é Ancestral", em referência ao cinquentenário do Ilê Aiyê, pioneiro do movimento que une a luta antirracista e a beleza da expressão do povo negro.
O "Carnaval Ouro Negro" concede apoio financeiro às entidades de matrizes africanas como blocos afro, afoxés, samba, reggae e blocos de indígenas. Este ano, ofertará apoio a uma maior quantidade de entidades de matrizes africanas, contemplando as entidades nos festejos em qualquer um dos circuitos de Salvador e ainda pelo interior baiano.
Para o evento de lançamento estarão presentes o governador Jerônimo Rodrigues (PT), acompanhado do vice-governador e coordenador do Carnaval da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), além de outras autoridades e representantes das entidades carnavalescas.
EM TEMPO - PROGRAMA ESPECIAL DA TV ARATU
A TV Aratu vai exibir, no sábado (20/1), a partir das 13h30, um programa especial mostrando como foi a Noite da Beleza Negra, festa que promoveu a escolha da Deusa do Ébano, a Rainha do Ilê Aiyê, em 2024.
O especial comandado pela jornalista Wanda Chase traz uma cobertura completa de tudo que rolou no evento, envolvendo bastidores, shows musicais, encenações de atores e coreografias, que abrilhantaram a festa pré-carnavalesca.
O evento teve direção artística do dramaturgo Elísio Lopes Jr, responsável pelo espetáculo “Afro dos Afros” que deu tom à noite especial do Ilê Aiyê. A apresentação da festa foi conduzida por Arany Santana, Sandro Teles e Val Benvindo. Juntos, eles levaram ao palco discussões sobre a ancestralidade e resistência do povo negro.
O programa vai mostrar ao telespectador, também, quem é a dançarina Larissa Valéria Sá Sacramento, de 29 anos, vencedora do concurso do “Mais Belo dos Belos”. O conteúdo, produzido por uma equipe composta por mais de dez profissionais, entre produção, reportagem, cinegrafia e redes sociais é fruto da parceria entre o Ilê Aiyê e o Grupo Aratu.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!