Espaço Fliquinha terá programação especial para crianças na Flica 2023
Durante o evento, que acontece de 26 a 29 de outubro, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, o espaço Fliquinha contará com peças teatrais, contações de histórias, lançamento de livros e bate-papos com autores de livros
O Espaço Fliquinha, dedicado à literatura infanto-juvenil, preparou uma programação especial e gratuita de atividades para encantar a criançada na Festa Literária Internacional de Cachoeira, a Flica 2023, maior evento de literatura do Norte e Nordeste. A iniciativa será aberta para crianças de todas as idades.
Durante o evento, que acontece de 26 a 29 de outubro, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, o espaço Fliquinha contará com peças teatrais, contações de histórias, lançamento de livros e bate-papos com autores de livros para as crianças. Localizado do auditório da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), a Fliquinha promete promover um encontro da fantasia com a leitura na FLICA.
No dia 26 de outubro, as boas-vindas serão iniciadas com apresentação do grupo de dança Raízes do Ébano. O grupo foi fundado pela mestra Romélia Lima, que é educadora da cultura afro-brasileira, professora de ensino fundamental e atua firmando parcerias com instituições de Cachoeira para realizar apresentações culturais a fim de valorizar a cultura negra.
A programação conta também com os shows de magias como, “A conexão mágica da literatura”, apresentado por Igor Millord; “Juninho conta Histórias” e o espetáculo “Fragmentos de um pequeno príncipe”, da Avatar Cia de Teatro; ambos interpretados pelo ator Sérgio Mício - que atua há mais 20 anos como professor, diretor de teatro e contador de histórias.
Na sexta-feira (27/10), acontece o espetáculo “Três Monólogos e Solitudes”, dirigido pela artista Luciana Souza. A peça recria cenas que abordam de forma humorada discussões ocorridas no ambiente escolar sobre relações raciais, religiosidade, inclusão social, diversidade e direitos humanos.
As crianças e jovens presentes no Espaço Fliquinha também terão a oportunidade de assistir ao espetáculo Yalodê, uma sessão de histórias e cantigas que traz mitos e contos populares de tradições africanas, afro-brasileiras indígenas e ibéricas com muita música e ancestralidade.
Serão apresentados também, os espetáculos “A Casa Encantada” dirigido por Cássia Vale e o Sarau Literário liderado pelo Coletivo Liga do Dendê: Circuito de Literatura Preta Infanto juvenil Baiana.
A curadora infantil Duca Clara Amorim ressalta a importância de trazer novos talentos para a Flica. "Para mim, é de extrema importância fazer parte de um evento que foca na popularização da literatura, sobretudo, para as classes com maior dificuldade de acesso", finaliza Duca.
LEIA MAIS: Bahia na Segunda Guerra Mundial: estado teve ‘campo de concentração’ de imigrantes alemães
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!