"Marilyn": famosa obra de Andy Warhol é arrematada em leilão por mais de R$ 1 bilhão
"Shot Sage Blue Marilyn" é um de uma série de retratos que Warhol fez da atriz após sua morte em 1962 e desde então se tornou uma das peças mais conhecidas da arte pop.
O famoso retrato em silk-screen de Marilyn Monroe, feito pelo artista pop Andy Warhol em 1964, foi vendido por 195 milhões de dólares (equivalente a pouco mais de R$ 1 bilhão), em leilão na segunda-feira (9/5), conforme publicou o Uol.
Segundo o site, é um recorde para uma obra de um artista norte-americano vendida em leilão. "Shot Sage Blue Marilyn" é um de uma série de retratos que Warhol fez da atriz após sua morte em 1962 e desde então se tornou uma das peças mais conhecidas da arte pop.
Ainda de acordo com a publicação, mantida na coleção dos negociantes de arte suíços Thomas e Doris Ammann, a obra foi vendida pela Christie's em um leilão em Nova York. As estimativas de pré-venda haviam chegado a 200 milhões de dólares.
O quadro foi vendido por um preço de martelo de 170 milhões de dólares. Com o acréscimo de taxas, seu preço final chegou a 195 milhões de dólares. A venda bateu o recorde anterior de uma obra de arte norte-americana em leilão, de 110,5 milhões de dólares fixado em 2017 para uma pintura de Jean-Michel Basquiat de 1982.
"'Shot Sage Blue Marilyn' é o auge absoluto do pop americano", disse Alex Rotter, presidente da Christie's para as artes dos Séculos 20 e 21, em uma declaração anunciando o leilão. "A pintura transcende o gênero do retrato, superando a arte e a cultura do Século 20." Autor da obra, Warhol morreu em 1987.
LEIA MAIS: Padroeiro de Salvador: veja programação das homenagens a São Francisco Xavier nesta terça-feira
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!