Cultura

Milhares de fiéis participam da Procissão do Fogaréu em Serrinha

A procissão é reconhecida, desde 2019, Patrimônio Cultural Imaterial do Estado pelo Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac)

Por Matheus Caldas

Milhares de fiéis participam da Procissão do Fogaréu em Serrinha Joá Souza/GOVBA
Cerca de 10 mil pessoas participaram na última quinta-feira (7/4) da Procissão do Fogaréu, em Serrinha, a 183 km de Salvador. O evento religioso ocorre todos os anos na véspera da Sexta-feira Santa.
A tradição católica, que em 2023 completa 93 anos, percorreu a zona turística Caminhos do Sertão, com 5 km de extensão, levando uma multidão com velas acesas, da Catedral de Serrinha até a Colina de Nossa Senhora de Sant’Ana. Antes do trajeto, a missa do Lava-Pés celebrada pelo bispo da Diocese de Serrinha, Dom Hélio Santos, abriu as celebrações do Tríduo Pascal.
O governador em exercício, Geraldo Jr. (MDB), esteve presente no evento católico. Ele falou sobre a comemoração e aproveitou para divulgar o programa Bahia Sem Gome. “Muita fé e muita devoção. Hoje, na Procissão do Fogaréu, o tema é Fraternidade e Fome. São 33 milhões de brasileiros e de brasileiras, e quase dois milhões de baianas e baianos que estão no mapa da fome. Esse não é um programa do Governo do Estado, é de todos nós. Estamos de mãos dadas contra a fome, porque a fome não espera”, disse.
A procissão é reconhecida, desde 2019, Patrimônio Cultural Imaterial do Estado pelo Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac).
HISTÓRIA
Em um cenário de grande seca que marcou o início da década de trinta do século passado, o recém nomeado Padre Carlos Olympio Sylvio Ribeiro, pároco da Freguesia de Serrinha, realizou grandes procissões de penitência rezando pelo fim da estiagem que causava dor e sofrimento ao povo serrinhense. Neste contexto, tem-se início a Procissão do Fogaréu, realizada na quinta-feira da Semana Santa de cada ano.
Durante o percurso, são realizadas diversas paradas com o toque da matraca, o canto do Senhor Deus e meditações. Ao chegar à Colina da Santa, onde há um mirante com uma grande imagem de Senhora Sant’Ana, padroeira da cidade, o bispo faz uma breve homilia unindo o sofrimento de Cristo aos problemas contemporâneos.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.