NEOJIBA fará turnê em oito países da Europa em setembro; saiba mais
O grupo vai passar pelas cidades de Rimini, Milão e Turim, na Itália, além de Copenhage, na Dinamarca, Antuérpia, na Bélgica, Amsterdã, na Holanda, Paris, na França, e Lisboa, em Portugal
O Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) vai realizar em setembro a Turnê da Independência, que vai passar por oito países da Europa, incluindo apresentações em salas como o Concertgebouw de Amsterdã e a Philharmonie de Paris, com a pianista Maria João Pires como solista.
O grupo vai passar pelas cidades de Rimini (12/9), Milão (13) e Turim (14), na Itália, além de Copenhage (16), na Dinamarca, Antuérpia (18), na Bélgica, Amsterdã (19), na Holanda, Paris (20), na França, e Lisboa (22), em Portugal.
Um dos destaques da viagem será a apresentação de uma peça concertante para berimbau, percussão e orquestra, na qual o berimbau será o protagonista. A obra Kamarámusik foi composta pelo baiano Jamberê Cerqueira, que venceu o concurso promovido pelo NEOJIBA para incentivar jovens compositores da Bahia na criação de repertório para o berimbau. O percussionista e capoeirista baiano Raysson Lima será o solista da peça.
“As turnês permitem que eles possam ter um olhar mais universal do que é o mundo, das possibilidades. Prova disso é que, pela primeira vez, a Bahia tem dezenas de representantes no mundo da música espalhados por três continentes, o europeu, o norte-americano e o nosso. Isso incentiva que mais e mais jovens comecem a sonhar alto em suas vidas”, diz Ricardo Castro, diretor do projeto.
Antes da viagem, a orquestra fará um concerto em Salvador, no dia 7 de setembro, no Teatro Castro Alves, apresentando parte do repertório que será levado à Europa e com os solistas Raysson Lima (percussão) e Manoush Toth (piano).
LEIA MAIS: Viatura da PM é atingida por tiros durante ronda em bairro de Salvador; policiamento é reforçado
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!