Atividade física? Só nas Olimpíadas! Brasil lidera ranking mundial de países que menos praticam exercícios
Em média, os respondentes brasileiros se exercitam apenas 3 horas por semana e 31% dos brasileiros entrevistados disseram que não dedicam nenhum tempo ao condicionamento físico.
Parece que a animação da população brasileira com esportes e exercícios físicos se se restringe apenas a acompanhar os jogos olímpicos pela tela. Uma pesquisa Ipsos, feita em 29 países, mostra que o Brasil lidera o ranking mundial de países que menos praticam atividades físicas.
Em média, os respondentes brasileiros se exercitam apenas 3 horas por semana e 31% dos brasileiros entrevistados disseram que não dedicam nenhum tempo ao condicionamento físico. Globalmente, o número de horas semanais dedicadas aos exercícios dobra: são 6,1.
Os países que mais se destacam na prática de exercícios são: Holanda (12,8 horas), Alemanha (11,1 horas) e Romênia (11 horas). Por outro lado, as que se juntam ao Brasil como as menos adeptas à atividades são Japão (3,3 horas) e Itália (3,6 horas).
A pesquisa aponta, ainda, que o Brasil é o segundo país com mais pessoas que declaram não investir nenhum tempo na atividade física, perdendo somente para o Japão (34%). Apesar disso, mais da metade dos brasileiros (53%) diz que gostaria de praticar mais esportes. 40% dos respondentes brasileiros se declaram satisfeitos com o quanto praticam e 7% gostariam de praticar menos esportes.
"Mais preocupante do que a reduzida média de tempo de prática de exercícios físicos é o alto percentual de sedentários entre os brasileiros – praticamente 1 a cada 3 pessoas não fazem atividades. E como mais da metade dos entrevistados manifesta desejo de mais exercícios, é fundamental aumentar a cultura dessas práticas no país", diz Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil.
MOTIVOS
Os brasileiros entrevistados pela Ipsos citaram alguns motivos pelos quais não praticam exercícios físicos. O mais mencionado foi a falta de tempo (32%), seguido pela falta de dinheiro (21%), a falta de instalações nas proximidades de onde vive (13%), a falta de conhecidos para fazer companhia na prática (13%) e o clima muito quente/muito frio (8%).
De acordo com a Ipsos, no mundo, os esportes mais praticados são: ginástica (20%), corrida (19%) e ciclismo (13%). Já no Brasil, a corrida (14%), a ginástica (11%) e o futebol (11%) são as atividades físicas que possuem mais adeptos.
A Ipsos é uma empresa de pesquisa de mercado independente, presente em 90 mercados. A companhia, que tem globalmente mais de 5.000 clientes e 18.130 colaboradores, entrega dados e análises sobre pessoas, mercados, marcas e sociedades para facilitar a tomada de decisão das empresas e das organizações.
LEIA MAIS: Pré-selecionados pelo Fies têm até esta sexta-feira para complementem a inscrição
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.