Curiosidades

Dia das Crianças foi inspirado em congresso realizado há 100 anos; Aratu On Explica tudo sobre a data

Nesta quinta-feira (12/10), é comemorado o Dia das Crianças; data foi criada após reunião de estudiosos no Rio de Janeiro sobre questões ligadas à infância

Por Da Redação

Dia das Crianças foi inspirado em congresso realizado há 100 anos; Aratu On Explica tudo sobre a dataReprodução/ FreePik
Você sabe por que a data de 12 de outubro foi escolhida para a comemoração do Dia das Crianças? Há quem pense que tem relação com o dia de Nossa Senhora Aparecida, celebrada pelos católicos nesta quinta-feira (12/10), mas esse é um equívoco. O Dia das Crianças foi, inclusive, criado antes da oficialização da data em homenagem à figura religiosa. Há também quem aposte na invenção comercial por algum empresário, como ocorreu com o Dia dos Namorados, por exemplo. Mas também é um erro.
O Dia das Crianças foi oficializado pela presidência do Brasil um ano após a realização de um congresso sobre questões ligadas à infância no dia 12 de outubro de 1923, há exatos 100 anos. A data foi criada para provocar discussões sobre os direitos que os pequenos, conhecidos como "mini adultos" na época, merecem para ter uma vida digna em sociedade. O Aratu On Explica desta quinta-feira conta tudo sobre essa comemoração, além das conquistas de direitos das crianças ao longo desses 100 anos do congresso que inspirou a data.
https://www.youtube.com/watch?v=S-9mouyGLcI
SURGIMENTO DA DATA NO BRASIL
No dia 12 de outubro de 1923, foi realizado no Rio de Janeiro, então capital do Brasil, o Congresso Sul-Americano da Criança, com estudiosos e políticos de vários países. O objetivo do evento era discutir questões que impactam na vida das crianças. Deputado federal à época, Galdino do Valle Filho participou do congresso e, em seguida, propôs oficializar o Dia das Crianças no Brasil como uma forma de conscientização da população sobre os direitos delas. O projeto virou lei no dia 5 de novembro de 1924, com sanção da presidência da República.
LINHA DO TEMPO DA CONSTITUIÇÃO 
Nesses 100 anos do Congresso Sul-Americano da Criança, o Brasil e o mundo tiveram importantes conquistas para as crianças e adolescentes. Um dos mais importantes é a Declaração de Genebra sobre os Direitos das Crianças e do Adolescente, adotada pela Liga das Nações no dia 26 de setembro de 1924.
Criada pela fundadora do fundo Save the Children, Eglantyne Jebb, a declaração informa que "os homens e mulheres de todas as nações reconhecem que a humanidade deve dar à criança o melhor que tem, afirmando seus deveres, independentemente de qualquer consideração de raça, nacionalidade ou credo". Com cinco artigos, o documento foi um dos maiores avanços dos direitos das crianças.
No Brasil, em 1988, a Constituição Federal consolidou a Doutrina da Proteção Integral. Ela estabelece, no artigo 227, que "é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão".
Outra grande conquista no país veio no dia 13 de julho de 1990: a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O documento regulamentou ainda mais o artigo 227 da Constituição Federal. O estatuto mostrou que as crianças e adolescentes estão sujeitos a direitos que demandam proteção integral e prioritária por parte da família, sociedade e do Estado.
MARKETING DE VENDAS
O dia das crianças é conhecido pelo grande número de vendas de brinquedos, roupas e acessórios infantis. De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a estimativa no Dia das Crianças é movimentar mais de R$ 13 bilhões no comércio. Essa força comercial tem tudo a ver com a popularização do Dia das Crianças, que foi consolidado na década de 1950 após uma grande campanha de marketing voltada para a venda de brinquedos a crianças.
LEIA MAIS: 
Aratu On Explica os serviços realizados para obras da Ponte Salvador-Itaparica
Aratu On Explica: o que são os Jogos Pan-Americanos?
Pode dar comida de gente para animais de estimação? Aratu On Explica para você
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.