Conheça a origem da expressão "pé-rapado", usada pelos brasileiros
O termo é utilizado como sinônimo para pessoas humildes
A Língua Portuguesa é um idioma rico e bastante diversificado, carregado de expressões que refletem as histórias e a cultura do país. Entre as mais populares, destaca-se o termo "pé-rapado", usado como sinônimo para uma pessoa sem muito poder aquisitivo.
O termo já foi citado em uma poesia do escritor Gregório de Matos, onde ele conta, em versos, a história de um mulher que teria lhe pedido um cruzado [moeda da época] para consertar os sapatos:
Mas, afinal, como surgiu a expressão? Segundo historiadores, em meados do século XVII, durante o período colonial, as pessoas mais pobres andavam a pé e descalços, em chãos sem pavimentação, cobertos de lama. Por conta da sujeira, eles precisam raspar a sola dos pés antes de entrarem nos recintos. Ne frente dos lugares havia um objeto metálico fixado no chão, designado exatamente para esta função. Os mais ricos, porém, se locomoviam montados em cavalos.
Além disso, em 1970, durante a Guerra dos Mascates, o termo também foi utilizado de forma depreciativa para se referir às tropas da aristocracia ruralista que combatiam descalças, enquanto os portugueses usavam botas e uniformes militares. Desde então, o termo tornou-se um sinônimo de pessoas humildes ou menos favorecidas economicamente, e é usado até hoje.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!