Golpe da maquininha por aproximação: veja como funciona a nova onda dos bandidos
Novo golpe pode fazer vítima usuários do sistema de aproximação de cartões de crédito e débito.
As novas tecnologias facilitam a vida e dinamizam a rotina, mas podem trazer complicações e novas possibilidades para golpes. Durante a pandemia, por exemplo, a forma de pagamento por aproximação virou tendência no Brasil por poupar o comprador de entrar em contato com a maquininha. Mas é preciso ficar atento.
O golpe funciona da seguinte forma: aproveitando da distração da população, os criminosos colocam um valor em uma maquininha de cartão com a aproximação ativada. Após decidirem quanto querem tirar do alvo, escondem a máquina e se aproximam de onde a carteira da vítima pode estar. A leitura é feita e o pagamento, aprovado.
O delegado Leandro Piquet, do Espirito Santo (ES), alerta sobre a ocorrência do golpe e como evitar ser uma vítima. Dentre as medidas destacadas pelo delegado, tomar cuidado onde se coloca a carteira, principalmente o cartão, e definir um limite de transferências para o sistema de aproximação.
CONFIRA O VÍDEO
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!