Curiosidades

Parabéns pra você: descubra como surgiu a canção e o porquê da melodia ser igual em vários países

A redação Aratu On foi atrás da primeira versão da música, escrita em 1875, para entender a letra que é cantada muito mais vezes no ano do que o hino nacional.

Por Beatriz Bulhões

Parabéns pra você: descubra como surgiu a canção e o porquê da melodia ser igual em vários paísesilustrativa/Pexels

"Parabéns pra você, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida": se você não leu cantando, você leu errado. A música "parabéns pra você" é ensinada desde muito cedo a cada brasileiro, com a tradicional melodia que também é ouvida no "happy birthday to you", em inglês, no "joyeux anniversaire", em francês, ou no "cumpleaños feliz", em espanhol.


A redação Aratu On foi atrás da primeira versão da música, escrita em 1875, para entender a letra que é cantada muito mais vezes no ano do que o hino nacional.


 



ESCOLINHA


Tudo começou com um "bom dia" em uma creche nos Estados Unidos. Segundo o Brasil Escola, as irmãs Mildred Jane Hill, compositora e professora de música, e Patty Smith Hill, enfermeira e professora do jardim de infância de Louisville, no estado de Kentucky, leste dos Estados Unidos, criaram a melodia.


A dupla havia começado a inserir, na escola em que trabalhava, a educação por meio de música, criando melodias com letras simples para que as crianças aprendessem. Uma delas foi "Good morning to all", ou "bom dia para todos", em português. 


Essa canção, em particular, se tornou tão chiclete que foi repassada as crianças de outras escolas da região, fazendo com que as irmãs decidissem registrar a música em 1893. Três anos depois, ela foi inserida na coleção Song Stories for the Kindergarten (Canções com histórias para o Jardim de Infância, em tradução livre), publicada pela editora Clayton F. Summy Co.


Depois disso, a melodia ganhou o país, mas foi modificada no boca a boca e o "bom dia para todos" se tornou "happy birthday to you" - ou o "parabéns pra você" já no começo do século XX.


Em 1924, Robert H. Coleman publicou um livro de canções que continha "Happy Birthday to You", mas não havia menção às irmãs que criaram a canção. A música também passou a aparecer em filmes, musicais da Broadway e telegramas cantados.



MONEY NO BOLSO


Cada vez que uma música é tocada, seja ao vivo nos shows, ou gravada para rádio ou televisão, o autor da canção ganha uma porcentagem em dinheiro - é assim que os compositores faturam. Por isso, se tratando de uma música como 'parabéns pra você', que é cantada todos os dias, há muito dinheiro envolvido. 


A canção estava sendo tratada como domínio público, ou seja, sem autor ou com direitos livres para serem usados sem cobrança. Mas em 1933, quando Mildred já tinha morrido e Patty tinha 65 anos, uma outra irmã, Jessica Hill, entrou com uma ação reivindicando os direitos autorais.


Ela conseguiu provar a ligação da música com Good Morning to All e compartilhou os direitos com a editora Clayton F. Summy Co, que publicou a canção pela primeira vez. Até 2015, a versão em inglês da canção rendia dois milhões de dólares por ano em royalties, que eram divididos entre a Fundação Hill (criada pelas irmãs para receber a quantia) e a gravadora Warner/Chappell Music.


Porém, em 2016, uma nova ação na Justiça decretou que a melodia voltasse a ser de domínio público. Os juízes estadounidenses decidiram, ainda, que a gravadora devolvesse 14 milhões de dólares que tinha ganho e repartisse esse dinheiro com outras pessoas que adquiriram a licença.


De qualquer forma, você pode cantar a canção à vontade, pois música entoada entre amigos, ou em festinhas de aniversário, são isentas de royalties, ou seja, não precisa pagar direito autoral. Além disso, mesmo que as irmãs entrem novamente na justiça, em 2030 a canção entrará automaticamente como domínio público, pois toda obra é considerada desta forma após um certo tempo. No Brasil, vira domínio público toda e qualquer música 70 anos após a morte dos autores. Nos Estados Unidos, isso pode variar por estado.


PARABÉNS A VOCÊ


E por falar em Brasil, como surgiu o parabéns em português? Aqui, a história começa em 1942, quando a Rádio Tupi de São Paulo criou um concurso para promover a melhor versão para o "Happy Birthday to you".


A vencedora foi Bertha Celeste Homem de Mello, moradora de Pindamonhagaba, em São Paulo, que faleceu em 1999. Ela adorava concursos de rádio e sempre participava, chegando a ganhar alguns, incluindo o do parabéns.


Mas esse ainda não é o "parabéns pra você" que você está acostumado, a começar pelo título: a música era "parabéns A você". Reza a lenda, inclusive, que Dona Bertha ficava muito chateada quando alguém errava a letra e colocava o "pra". Outro erro que se tornou comum é que a autora cantava "muita felicidade", no singular, e não "muitas felicidades", no plural.


DINHEIRO REAL


A arrecadação no Brasil não foi afetada pela decisão americana de 2016, ou seja, as irmãs Hill continuam ganhando dinheiro por aqui. A quantia não é divulgada, mas a canção aparece no topo da lista do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) de músicas mais cantadas ao vivo no Brasil há diversos anos consecutivos.


Em relação ao dinheiro arrecadado, a divisão fica assim:  41,67% para a Fundação Hill; 41,67% para a Warner Chappel; e 16,6% para a família de Bertha de Mello. Ela é identificada pelo nome artístico de "Léa Magalhães".


Atualmente, o site do Ecad contabiliza no ranking de músicas mais tocadas em rádios de todo o Brasil em outubro de 2021 (referente às músicas tocadas entre abril e junho do mesmo ano), abaixo do parabéns, as músicas "Baby me Atende", "Arranhão", "Rolê" e "Batom de Cereja" no Top 5.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.