Economia

Brasil suspende parte de exportações de frango após caso da doença de Newcastle no RS

Ministério declarou emergência zoossanitária no Rio Grande do Sul, por 90 dias, devido à detecção da doença

Por Juana Castro

Brasil suspende parte de exportações de frango após caso da doença de Newcastle no RSarquivo/Agência Brasil
O Brasil suspendeu as exportações de frango e derivados para 42 países e União Europeia. A medida foi tomada após a confirmação de um caso de Doença de Newcastle em uma granja comercial localizada em Anta Gorda, no Rio Grande do Sul. A propriedade afetada é de um avicultor integrado da BRF, que possui frigoríficos em Marau e Lajeado.
A suspensão das exportações é preventiva para garantir a transparência do Brasil com os países que importam esses produtos.
No caso de China, Argentina, Peru e México, foram suspensas as exportações de frango e derivados, produzidos em todo o Brasil. Para a União Europeia e outros 28 países, a suspensão atinge apenas as mercadorias produzidas no Rio Grande do Sul.
O Ministério da Agricultura e Pecuária declarou emergência zoossanitária no estado gaúcho por 90 dias. Cerca de 15 mil aves da granja serão sacrificadas para desinfecção do local. A virose afeta aves, répteis e mamíferos, e não tem cura. Nos humanos, pode causar conjuntivite, mas sem gravidade.
O Ministério da Agricultura, no entanto, afirma que a população pode seguir consumindo carne de frango e ovos normalmente, e que todos os produtos passam por inspeção veterinária.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.