e-Agro: curso de queijistas traz formação técnica para produtores e vendedores baianos
Formação traz um panorama sobre a produção de queijos, desde a escolha da matéria-prima, passando pelas técnicas de preparo e até a comercialização
Uma das programações do segundo dia da feira e-Agro, realizada no Centro de Convenções, na orla da Boca do Rio, em Salvador, foi o Curso de Formação Queijista, voltado para profissionais da cadeia produtiva queijeira. Nesta sexta-feira (17/11), pessoas atuantes em diversas pontas do setor puderam aprender mais sobre o tema.
"O queijista não é só o vendedor de queijos, é aquela pessoa que, além de apaixonada, vai atrás de cada história de como aquele queijo é produzido, do que tem por trás dele, na produção, a origem. Esse curso envolve também os produtores, lojistas, para que eles entendam mais sobre o queijo. Você sabe como ele é feito, você estuda sobre maturação, fermentação, tudo isso é envolvido nesse curso", contou Renata Magalhães, da Comer Queijo - Associação dos Queijistas do Brasil.
A formação traz um panorama sobre a produção de queijos, desde a escolha da matéria-prima, passando pelas técnicas de preparo e até a comercialização. Para Juliana Antunes Faria, analista do Sebrae, o curso é uma oportunidade de divulgar o conhecimento sobre a cultura queijeira aqui do Estado.
"O Sebrae vem junto com parceiros fomentando a cultura queijeira na Bahia e a formação queijista hoje é uma forma de educar o produtor e também os consumidores, para que eles conheçam os produtos artesanais produzidos na Bahia", declarou.
Juliana Faria para o Aratu On/Lorena Sousa
Juliana aproveita ainda para convidar os interessados no tema em participar do segundo dia do curso queijista e também do painel "Revolução Queijeira Baiana e a Experiência de Produtores Premiados", que acontece nesta sexta a partir das 18h30.
PRODUÇÃO BAIANA
Reunindo diversos produtores de queijo e derivados aqui da Bahia, o curso queijista é uma oportunidade para integrar e ampliar os conhecimentos da área, conforme contou o produtor André Oliveira, de Vitória Conquista.
"A formação queijista ajuda a gente a produzir um produto mais elaborado, juntamente com as pessoas que comercializam ele, afinando mais com aquilo que os clientes estão querendo", afirmou. O produtor de leite e derivados, Jailton Júnior, comentou da importância da realização de cursos e eventos voltados para esse público:
"Esses cursos são muito importantes, pois ajudam os produtores a agregar mais valor para seus produtores. E eu, como produtor, achei importante participar para poder entender um pouco mais do consumidor e até modificar e adequar minha produção visando a venda final", finalizou.
A feira e-Agro segue até o sábado (18), com uma programação diversa de palestras, painéis, stands de vendas, feira de artesanato e mais.
Renata, André e Jailton
LEIA MAIS: Dirigentes da Faeb e do Sebrae reforçam importância do agronegócio para a sociedade baiana
LEIA MAIS: Feira de Artesanato na E-Agro reúne expositores de vários lugares da Bahia
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!