Haddad vai anunciar isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil
Promessa de campanha de Lula, correção da tabela faz aceno às classes mais baixas
Fonte: Redação
Na noite desta quarta-feira (27), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fará um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão para detalhar o pacote de corte de gastos do governo federal. Na oportunidade, ele deve anunciar a elevação da faixa de isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) para quem recebe até 5 mil reais por mês.
A correção da tabela, uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é vista como uma medida para minimizar o impacto político das restrições orçamentárias que atingirão benefícios sociais, funcionando como um aceno às classes mais baixas. Atualmente, a faixa de isenção equivale a dois salários mínimos (R$ 2.824), sem previsão de ajuste no Projeto de Lei Orçamentária de 2024, mesmo com o aumento do salário mínimo já programado.
Divergências
Integrantes do governo defendem o aumento da isenção como uma forma de suavizar as críticas às medidas de austeridade, que devem afetar especialmente quem recebe o salário mínimo. Por outro lado, a correção da tabela é vista com ceticismo pelo mercado financeiro, que considera a medida populista e teme perda de arrecadação.
A proposta do governo de financiar a correção com a criação de um imposto mínimo sobre milionários - uma alternativa para taxar lucros e dividendos atualmente isentos no Brasil - gerou reação negativa. Outra possibilidade seria a taxação direta dos dividendos, mas ainda não há decisão final.
Com informações do jornal Folha de S. Paulo
Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).