Índice que aponta expectativas do setor produtivo na Bahia volta a reagir em junho; dado é negativo há dois anos
O cálculo avalia as expectativas do setor produtivo do estado e tem estado negativa há alguns meses
O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), marcou -78 pontos em junho. Apesar de ser um número negativo, a notícia é boa.
O indicador foi maior do que o observado no mês antecedente (-149 pontos) e no mesmo mês do ano passado (-210 pontos). Além do mais, trata-se do segundo maior patamar do ano, inferior apenas ao do mês de abril (-67 pontos). A escala vai de -1.000 a 1.000 pontos, e o um progresso de 71 pontos em relação ao mês de maio significa, para a SEI, "voltar a nutrir esperanças por uma reação continuada da confiança".
Mesmo assim, a alta recente não foi suficiente para estancar a queda dos outros mêses anteriores. Em relação ao registrado um ano antes, a pontuação atual evidenciou uma expansão de 132 pontos.
NEGATIVO
O indicador abaixo de zero revela, entretanto, a permanência do pessimismo no meio empresarial baiano pela 28ª vez consecutiva - ou seja, tem estado assim há pouco mais de dois anos. A confiança do empresariado local, assim, permaneceu na zona chamada de "Pessimismo Moderado" pela 14ª vez seguida.
A expansão do nível de confiança de maio a junho aconteceu de forma generalizada, visto que foi realidade para cada uma das quatro atividades. No comparativo com o mesmo mês do ano antecedente, o aumento da confiança também foi visto em todos os quatro setores.
Do conjunto avaliado, os itens crédito, juros e abertura de unidades apresentaram os indicadores de confiança em pior situação no mês. Em contrapartida, as variáveis produto Interno Bruto (PIB) nacional, capacidade produtiva e vendas foram aquelas com as melhores expectativas do empresariado baiano.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!