Economia

Salvador se tornará a 2ª capital com mais atividades econômicas que não precisam de alvará, afirma prefeitura

Prefeitura aumenta número de atividades que não necessitam de alvará ou licença para estimular novos negócios

Por Da Redação

Salvador se tornará a 2ª capital com mais atividades econômicas que não precisam de alvará, afirma prefeituraBruno Concha/Secom
A prefeitura de Salvador aumentou de 564 para 767 as atividades econômicas que não exigem alvará ou licença para serem realizadas na cidade. Com isso, Salvador deve saltar do 8º lugar entre as capitais do Brasil com maior número de atividades com autorização imediata para funcionamento para a 2ª posição, atrás apenas de Porto Alegre. Segundo a prefeitura, a intenção é incentivar o empreendedorismo e gerar mais empregos.
A mudança foi oficializada com a assinatura de decreto de revisão à classificação de risco de atividades econômicas, feita nesta quarta-feira (6/9). Com a validação do decreto, feita pelo prefeito da cidade, Bruno Reis, 203 atividades econômicas passam a ser consideradas de “baixo risco A”, ou seja, que não preisam de alvará ou licença para funcionar. O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano de Salvador, João Xavier, afirmou que a alteração deve trazer mais dinamismo na abertura de empresas.
Com o aumento do número de atividades de baixo risco, a prefeitura espera que o tempo para abertura de empresas em Salvador seja reduzido. Em julho de 2023, o tempo médio para abertura de empresas na capital baiana foi de 6 horas, segundo o Mapa de Empresas, do Governo Federal.
ESTUDO
Na assinatura do decreto, a prefeitura apresentou o estudo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) com base na pesquisa do Governo Federal "MP da Liberdade Econômica: impacto potencial sobre o PIB per capita e emprego". De acordo com o estudo municipal, nos próximos dez anos, devem ser criados aproximadamente 57,2 mil empregos em Salvador e o PIB per capita da cidade deve saltar de R$ 31,5 mil para R$ 33,8 mil.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.