Especiais

O Bem Transforma: veja como o Mercado Iaô e a Fábrica Cultural transformaram o afroempreendedorismo em Salvador

O Mercado é um dos quatro projetos organizados pela iniciativa Fábrica Cultural, que busca desenvolver o empreendedorismo preto em Salvador

Por Mateus Xavier

O Bem Transforma: veja como o Mercado Iaô e a Fábrica Cultural transformaram o afroempreendedorismo em SalvadorCréditos da foto: Redes Sociais

O Mercado Iaô, projeto da associação Fábrica Cultural, foi premiado com o troféu “O Bem Transforma” - iniciativa da TV Aratu, em parceria com o Sebrae - na categoria "Economia Criativa e Digital". A reportagem do Aratu On esteve na sede do Mercado e conheceu também três outros projetos da Fábrica. Assim como a ação premiada, o "Acelera Iaô", o "Acelera Com Elas" e o "Artesanato da Bahia" auxiliam na formação de novos negócios, principalmente, de empreendedores pretos e pretas.


Localizado em um casarão histórico na Península de Itapagipe, em Salvador, o Mercado Iaô promove edições de eventos envolvendo artesanato, moda, iniciativas criativas, autocuidado, culinária e prestação de serviços desde 2014. Artistas como Ivete Sangalo, Baiana System e Caetano Veloso já foram atrações de edições passadas.


A iniciativa começou há quase nove anos, com a cantora - e hoje ministra da Cultura - Margareth Menezes, com o objetivo de reunir empreendedores em um único ambiente e movimentar a economia criativa no bairro da Ribeira. De acordo com os produtores do projeto, o Mercado reúne cerca de 140 expositores e movimenta até 200 empreendimentos por edição, gerando em torno de R$ 300 mil de renda para os empreendedores envolvidos.


"Mostra uma economia acessível ao público, fortalece a cultura local da Península de Itapagipe e traz uma cultura acessível à população", afirmou o produtor do Mercado desde 2017, Sylas Santos. Em 2024, quando o projeto completa dez anos, a Fábrica deve promover uma grande festa, com uma programação diferenciada das outras edições. Sem muitos vazamentos, ou melhor, "spoilers", o produtor apenas revelou que a edição comemorativa representará a "grandiosidade do evento".


Além dos benefícios financeiros, explica Sylas, o Mercado também gera um grande arquivo de empreendedores, que a Fábrica Cultural utiliza para os demais projetos.


[caption id="attachment_265935" align="alignnone" width="819"] O Mercado Iao foi a iniciativa ganhadora na categoria Economia Criativa | Luiz Fontes/TV Aratu[/caption]

ACELERADAS  


As iniciativas de aceleração, o Acelera Iaô e o Acelera Com Elas, reúnem empreendedores de baixa renda para um curso de capacitação com duração de sete meses, em que as "aceleradas", termo que denomina as pessoas participantes, estudam sobre o mercado e técnicas de empreendedorismo para serem escolhidas para um "investimento semente" avaliado em cerca de R$ 10 mil reais.


[caption id="attachment_265934" align="alignnone" width="1024"] Projetos selecionados para o Investimento Semente em Outubro deste ano[/caption]

A empreendedora Renata Lago, dona da Dudendê, que vende abarás e acarajés congelados, foi uma das selecionadas e contou que entrou no mundo dos negócios sem experiência, apenas com a "cara e a coragem". Porém, após passar pela "aceleração", sua visão de mercado e seu empreendimento mudaram. "Tudo que precisava para valorizar meu produto, aprendi na Fábrica, como: precificação, venda e marketing. Até hoje tento aplicar tudo que desenvolvi no projeto".


Junto à Renata, a empreendedora Zuleima Santos, dona da Qpaladar, que produz sequilhos e pães delicia, participou da turma do "financiamento semente" e contou como foi o processo. "Eu conhecia o Mercado, mas não sabia das acelerações. No processo, tivemos diversas palestras com pessoas do meio empresarial e, no fim, tínhamos que apresentar um Plano Individual de Trabalho (PIT) sobre nossa empresa".


[gallery size="large" columns="2" ids="265933,265932"]

Segundo a produtora executiva do Acelera Iaô, Renata Reis, as vagas para as acelerações são divulgadas por meio de site e redes sociais da Fábrica e comportam até 50 iniciativas para o curso. "Acolhemos as pessoas, os sonhos e as iniciativas, apresentamos a elas os processos de qualificação e, durante o processo de amadurecimento, percebemos que as pessoas saem construindo um plano de negócios e projetando um futuro para suas empresas", afirmou a produtora.


ARTESANATO E ESPAÇO INTERATIVO 


A Fábrica ainda conta com o projeto Artesanato da Bahia, que busca realizar ações de qualificação, promoção e comercialização da arte baiana. Esse projeto é desenvolvido junto à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Entre as ações previstas pela iniciativa, estão o levantamento de dados do setor, a qualificação de artesãos, a divulgação e o aumento da comercialização das peças.


Para quem deseja ter um espaço gratuito, onde possa tocar seu negócio com internet, energia e ambiente climatizado de forma gratuita, a Fábrica Cultural dispõe de uma área de trabalho conjunto, do inglês, "co-working". Nela, os empreendedores podem ter acesso a uma sala de reuniões com TV, projetor e lousa por agendamento, além de uma copa e banheiros totalmente gratuitos.


Esta reportagem é a nona de uma série do Aratu On sobre os 15 vencedores do prêmio “O Bem Transforma”, homenagem da TV Aratu para pessoas e instituições que contribuem para a construção de uma Bahia melhor. A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada no dia 30 de outubro. 


LEIA TAMBÉM


– O Bem Transforma: com uma passagem de ônibus e um sonho, Iuri Barreto criou o ‘Soteropobretano’


– O Bem Transforma: ‘Educação é a base para transformar a sociedade’, diz representante do Senai Cimatec


– O Bem Transforma: Neojiba já beneficiou mais de 12 mil crianças e adolescentes na Bahia


– O Bem Transforma: padre Edson diz que trabalha para ‘conscientizar as pessoas para que sejam instrumentos de paz’


– O Bem Transforma: ‘Queremos chegar a 10 Bocas de Brasa até 2024’, conta presidente da FGM


O Bem Tranforma: pioneira do futebol feminino no Brasil, Dilma Mendes quer futuro diferente para meninas no esporte


O Bem Transforma: Projeto Tamar completa 40 anos com atuação premiada na conservação marinha


O Bem Transforma: Comunidade da Trindade acolhe pessoas em situação de rua há 23 anos em Salvador


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.