O Bem Transforma: Comunidade da Trindade acolhe pessoas em situação de rua há 23 anos em Salvador
Este mês, a Comunidade da Trindade foi premiada com o troféu do "O Bem Transforma", iniciativa da TV Aratu que reconhece e homenageia pessoas e instituições empenhadas em mudar a Bahia para melhor
Em 2000, a Igreja da Trindade já estava fechada há dez anos quando reabriu as portas para acolher pessoas em situação de rua. Após 11 anos de trabalho e acolhimento, Irmão Henrique Peregrino, também conhecido como Henrique da Trindade, fundou a "Comunidade da Trindade", que, deste então, abriga e cuida de quem precisa em Salvador.
Este mês, a Comunidade da Trindade foi premiada com o troféu do "O Bem Transforma", iniciativa da TV Aratu que reconhece e homenageia pessoas e instituições empenhadas em mudar a Bahia para melhor.
Henrique da Trindade, que continua à frente da iniciativa ao lado de Padre João, diz que a Comunidade, que fica em Água de Meninos, em Salvador, só existe graças ao serviço de uma equipe formada por homens e mulheres que dão tudo de si para fazer o projeto continuar.
"A Comunidade é em si uma equipe, e muito mais do que uma simples equipe. Ela junta mulheres e homens que doam sua vida a serviço das pessoas acolhidas na Comunidade, e também acompanha as que dormem nas ruas. Viver na Comunidade é partilhar a vida: todo trabalho é feito em mutirão, as refeições reúnem ao redor de uma única mesa toda a Comunidade, as orações sustentam nosso dia-a-dia", conta ele.
[caption id="attachment_265820" align="alignnone" width="750"] A Comunidade abriga cerca de 100 moradores por ano e atende 40 pessoas em situação de rua por dia. | Foto: Sara Gomes[/caption]
Os acolhidos na Comunidade, que abriga cerca de 100 moradores por ano e atende 40 pessoas em situação de rua por dia, recebem apoio nas áreas da saúde, assistência social, educação, justiça e trabalho. A Revista Aurora da Rua, escrita e produzida pelos beneficiados pelo projeto, também fez a diferença: de acordo com Irmão Henrique, mais de 300 pessoas passaram a ter renda a partir da publicação e, dali em diante, conseguiram alcançar outros objetivos de vida.
Além do trabalho diário dos voluntários, a Comunidade tem parceria com diversas entidades, governamentais ou não, que prestam serviço à mesma população. Mas, por mais que a Comunidade ofereça apoio a quem necessita, Irmão Henrique ressalta: o grande objetivo do grupo é levar os beneficiados a conquistarem a própria autonomia e mudarem de vida. "A intenção da Comunidade é despertar o 'levantar-se e andar' da pessoa, não 'fazer' no lugar dela, mas caminhar junto. Caminhar para mais autonomia, mais dignidade, para a defesa de todos os seus direitos".
Em agosto de 2020, nos primeiros meses da pandemia de Covid-19, o grupo realizou uma vigília de mais de 100 dias, chamada de "Silêncio pela Dor", em solidariedade às vítimas da doença no Brasil. Na época, a Comunidade chegou a receber uma carta do Papa Francisco, que enviou uma "Benção Apostólica" aos integrantes da associação e disse que se uniria a eles em oração. Confira a mensagem na íntegra:
E, fora a comida, abrigo e assistência, há outra marca que a Comunidade da Trindade aspira deixar em todos que, seja como voluntário, seja como beneficiado, acabam passando por lá: "A Comunidade deseja, humildemente, ser um sinal da ternura da Trindade para todas as pessoas, especialmente as que sofreram todo tipo de rejeição, de exclusão... deseja oferecer a possibilidade de 'levantar-se e andar', e assim viver a vida em plenitude".
Esta reportagem é a oitava de uma série do Aratu On sobre os 15 vencedores do prêmio “O Bem Transforma”, homenagem da TV Aratu para pessoas e instituições que contribuem para a construção de uma Bahia melhor. A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada no dia 30 de outubro.
LEIA TAMBÉM
– O Bem Transforma: com uma passagem de ônibus e um sonho, Iuri Barreto criou o ‘Soteropobretano’
– O Bem Transforma: ‘Educação é a base para transformar a sociedade’, diz representante do Senai Cimatec
– O Bem Transforma: Neojiba já beneficiou mais de 12 mil crianças e adolescentes na Bahia
– O Bem Transforma: padre Edson diz que trabalha para ‘conscientizar as pessoas para que sejam instrumentos de paz’
– O Bem Transforma: ‘Queremos chegar a 10 Bocas de Brasa até 2024’, conta presidente da FGM
– O Bem Tranforma: pioneira do futebol feminino no Brasil, Dilma Mendes quer futuro diferente para meninas no esporte
– O Bem Transforma: Projeto Tamar completa 40 anos com atuação premiada na conservação marinha
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!