Você sabe como as decorações de Natal dos shoppings são planejadas? O Aratu On Explica para você
Artesã baiana Telma Calheira, que trabalha com decorações de Natal em shoppings desde 2007, conta que o planejamento demora quase um ano
O Natal já chegou aí na sua casa? Nos shoppings de Salvador, já chegou, e desde o final de outubro. Mas, você sabe quanto tempo leva para que uma decoração pensada para um espaço tão grande quanto um shopping seja planejada e executada? E quem produz essas peças? É aqui na Bahia mesmo? Ah, e tem mais: você sabia que muitas das decorações que vemos nos principais estabelecimentos comerciais de Salvador, na verdade, foram reaproveitadas de shoppings de São Paulo? O Aratu On Explica tudo para você!
https://youtu.be/x3oJqyUA5R0
A artesã de Feira de Santana Telma Calheira, que trabalha na área há 27 anos e cria decorações de Natal para shoppings desde 2007, conta que, para que dê tempo de deixar tudo pronto, é preciso começar a planejar com quase um ano de antecedência. "O planejamento de uma decoração começa quando nós finalizamos a última. As ideias fluem melhor nesse momento. Entre a criação e a confecção, a gente leva, no mínimo, seis meses", explica.
Este ano, o tema da decoração do Shopping Bela Vista é 'Deixe o Amor Contagiar Você'. | Foto: Telma Calheira/Arquivo Pessoal
Além de shoppings, a feirense também já fez, por anos, os Natais, Carnavais e festas juninas do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. Este ano, ela confeccionou o cenário natalino do Shopping Bela Vista, na capital baiana, totalmente do zero. E pode não parecer, mas essa última informação é importante: é que, na verdade, é muito comum que os centros de compras reaproveitem decorações já usadas em outros estados, especialmente em São Paulo. Ou seja: às vezes, as peças que chegam aqui já enfeitaram o Natal de três ou quatro shoppings pelo Brasil em anos anteriores.
"Quando o projeto está pronto, precisamos fazer a adaptação para o espaço. Porém, quando é para se criar um projeto novo, levamos para os nossos clientes várias ideias. E então, soma-se ao marketing do shopping, que escolhem o tema, e eles nos ajudam a desenvolver", aponta Telma.
Telma, que trabalha com decoração de grandes espaços há 27 anos, conta que o planejamento de Natal começa com um ano de antecedência. | Foto: Telma Calheira/Arquivo Pessoal
MADE IN SÃO PAULO
A gerente de marketing do Bela Vista, Juliana Brandão, explica que, antes de trazer uma decoração de fora, quando é o caso, as equipes responsáveis de cada shopping viajam, principalmente para São Paulo, para ver os produtos pessoalmente. Às vezes, os estabelecimentos também vão atrás de referências internacionais:
"São diversas fontes inspiradoras, não apenas de referências nacionais, como também internacionais. Viajamos a São Paulo e visitamos grandes empresas especializadas nesta temática natalina e, ao fim, chegamos em uma costura de inspirações para trazer o nosso DNA local".
Shopping Bela Vista | Foto: IR Photografia
Thays Leitão, gerente de marketing do Shopping da Bahia, conta que, em fevereiro, assim que passa o Carnaval, a equipe já viaja para São Paulo para entender o que está sendo feito por lá. Ela detalha:
"A equipe do shopping vai a São Paulo para visitar os showrooms das empresas que fazem decoração de Natal nos shoppings, e aí começa o trabalho de escolha dos fornecedores, definição de temas e experiências. A visita envolve uma dezena de decorações, que depois é transformada em uma pequena lista de três opções. Nesse momento, começam os orçamentos e o processo de transformar as ideias em realidade. Aqui, cabe uma alteração ou outra dentro do que foi escolhido. Feito esse caminho, é batido o martelo, levando em consideração questões como orçamento, viabilidade do projeto, ineditismo, entre outras coisas".
E aí, no final de tudo isso, antes mesmo de você já ter começado a pensar em armar a sua árvore, que, segundo a tradição católica, é geralmente montada no dia 3 dezembro, os shoppings já estão lá, prontíssimos para o Natal.
O tema da decoração do Shopping da Bahia é "Natal Colorido Iluminado". | Foto: Pedro Accioly
INSTAGRAMÁVEIS
Ano após ano, o jornalista Eduardo Bittencourt visita o maior número de shoppings possível e publica análises sobre as decorações natalinas que vê nas redes sociais. Para ele, para deixar uma marca, não basta construir uma árvore gigantesca, encher o shopping de pisca-pisca e esperar janeiro chegar. Na opinião do jornalista, tão importante quanto uma decoração grandiosa, é encontrar um espaço acolhedor para adultos e crianças:
"Tem que ter espaços 'Instagramáveis', opções de lazer para crianças, adequação ao tema. Tem que ter um tema, você olhar para a decoração e perceber qual é o tema e, ao mesmo tempo, isso refletir a 'vibe' a natalina. Já vi decorações que tinham um tema, mas que saía completamente daquelas cores que a gente associa ao Natal, o dourado, o prateado, o vermelho, o verde... então, não conseguia mesclar bem o tema com o Natal. Acho que é preciso ter um conjunto entre esses fatores. São essas as quatro coisas que sempre vou olhar e busco ressaltar".
E é mais ou menos isso o que também acredita a artesã Telma Calheira: mais do que beleza, seja vinda de São Paulo, seja da Bahia, é preciso encontrar encanto. "Fazer uma decoração grandiosa, que encante, não é fácil. Se a gente consegue encantar uma criança, a gente atinge o objetivo".
Shopping da Bahia | Foto: Pedro Accioly
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!