Esportes

Bahia e mais 6 clubes da Série A têm cláusulas antirracistas em contratos com funcionários e jogadores

Além do Tricolor, adotaram as medidas antirracistas Bragantino, Ceará, Corinthians, Cuiabá, Internacional e Palmeiras.

Por Da Redação

Bahia e mais 6 clubes da Série A têm cláusulas antirracistas em contratos com funcionários e jogadoresRoberto Parizotti

O Bahia e outros seis clubes da Série A do Campeonato Brasileiro possuem cláusulas em contratos para punir atitudes racistas de funcionários e jogadores. A informação é do site ge.globo.


Segundo a reportagem, além do Tricolor, adotaram as medidas antirracistas Bragantino, Ceará, Corinthians, Cuiabá, Internacional e Palmeiras.


De acordo com a matéria, a medida visa a conter atitudes racistas, mas também é uma forma de as equipes se protegerem juridicamente em situações de discriminação.


Equipes como Flamengo, Fluminense, Grêmio, Juventude e Santos afirmaram ter cláusulas que preveem punição a atitudes que desrespeitem seus códigos de conduta, mas sem especificar atos de discriminação. O Atlético-GO afirmou não ter cláusulas nesse sentido. O Atlético-MG disse que não conseguiria participar da reportagem. América-MG, Athletico-PR, Chapecoense, Fortaleza, Sport e São Paulo não responderam às questões enviadas.


No caso do Bahia, um dos pioneiros no quesito, a medida foi tomada após a polêmica envolvendo o meia Índio Ramírez e o volante Gerson, ex-flamengo, e atualmente no Olympique de Marseille. O ex-atleta flamenguista acusou o jogador tricolor de injúria racial, no Brasileirão de 2020, o que não foi comprovado. Durante o processo de apuração, o clube chegou a afastar Ramírez, que, posteriormente, foi reintegrado. 


Segundo o vice-presidente do Bahia, Vitor Ferraz, os contratos feitos pelo clube continham regras mais amplas, mas o caso entre Gerson e Ramirez criou um alerta.


“Nos chamou a atenção para implementarmos um cláusula prevendo a possibilidade de punição mais rigorosa a qualquer funcionário incluindo os atletas, em caso de adoção de ações preconceituosas. Seja preconceito racial, por orientação sexual, ou religiosa. Isso totalmente de acordo com o que o Bahia acredita”, explicou Ferraz.


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.