Esportes

Federação Pernambucana apresenta proposta de estadual com 26 clubes e início em Novembro

Entidade quer unificar as três divisões e os quatro times melhores ranqueados entram apenas em uma segunda fase

Por Da Redação

Federação Pernambucana apresenta proposta de estadual com 26 clubes e início em NovembroDivulgação/FPF
A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) anunciou uma proposta alternativa para o Campeonato Pernambucano de 2025, que será discutida no Conselho Arbitral do próximo dia 23 de outubro. A entidade pretende unificar as três divisões estaduais em uma só, formando assim um torneio de 26 clubes, com início antecipado para novembro.
A principal mudança é a entrada de Sport, Náutico, Retrô e Santa Cruz apenas na segunda fase da competição. Esses clubes, que estão entre os mais bem posicionados no Ranking da CBF, se juntarão aos quatro melhores times da fase classificatória.
Sendo assim, a primeira fase ocorrerá de novembro a janeiro e contará com 22 clubes. Os quatro melhores avançam para a segunda fase, formando um octogonal com Sport, Náutico, Retrô e Santa Cruz. Esta fase terá sete rodadas, com os quatro primeiros avançando para as semifinais em jogos de ida e volta. A final também seria disputada em duas partidas.
Apesar do entusiasmo da FPF com o novo formato, o presidente Evandro Carvalho reconheceu que sua implementação imediata para 2025 é improvável, devido à necessidade de aprovação unânime dos 10 clubes presentes no Conselho Arbitral. No entanto, Carvalho está confiante de que o modelo será adotado em 2026, quando bastará uma maioria simples para sua aprovação.
A proposta visa aumentar o engajamento e a renda dos clubes do interior, oferecendo um equilíbrio competitivo. Além disso, há planos de expandir essa fórmula para outros estados do Nordeste, potencialmente criando uma Série A e B da Copa do Nordeste no futuro.
A decisão final será transmitida ao vivo no site da FPF, e o presidente já conta com o apoio das equipes das Séries A2 e A3, embora o Central e o Maguary tenham se manifestado contrários à mudança.
Segundo o dirigente, a nova fórmula é vista como uma evolução dos campeonatos estaduais, alinhando-se com o sucesso da Copa do Nordeste e buscando garantir maior competitividade e sustentabilidade para os clubes participantes.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook, Twitter e Bluesky  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.