Fifa se reúne em 2023 para definir formato da Copa do Mundo de 2026, primeira a ter 48 seleções
A primeira proposta da Fifa esbarrou em críticas por conta da possibilidade de estimular um comportamento defensivo na maioria dos times
Enquanto a bola segue rolando na Copa do Mundo do Catar, o próximo Mundial, que será realizado em 2026 em conjunto por México, Estados Unidos e Canadá, ainda não tem formato definido. A competição será a primeira da história a ter 48 seleções.
A informação foi divulgada no último sábado (3/12) pelo chefe do departamento de desenvolvimento de futebol da Fifa, Arsène Wenger, durante entrevista coletiva em Doha. A informação foi divulgada pelo site ge.globo.
“Nesta Copa do Mundo com 48 seleções, o formato ainda não está decidido. Podem ser 16 grupos com três times, podem ser 12 grupos com quatro times cada um, ou talvez dividir em dois lados com 24 times. Quem vai decidir isso é o Conselho [da Fifa] no ano que vem”, afirmou o dirigente francês.
Quando anunciou o inchaço da Copa do Mundo – de 32 para 48 times – em janeiro de 2017, a Fifa divulgou que o torneio seria dividido em 16 grupos com três seleções. E as duas melhores de cada chave avançariam para um mata-mata com 32 classificados.
A proposta esbarrou em críticas por conta da possibilidade de estimular um comportamento defensivo na maioria dos times. Além disso, o número ímpar de times em cada grupo poderia permitir "resultados de conveniência" nas últimas rodadas.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!