Fut 5: contra a Argentina, Brasil perde pela primeira vez em Paralimpíadas
Pela primeira vez em uma paralimpíada, o Brasil perdeu uma partida no futebol de cegos, popularmente chamado de fut 5. A partida contra a Argentina terminou em 0 a 0 no tempo regulamentar e foi resolvida nos pênaltis, nesta quinta-feira (5/9), em Paris, quando o placar ficou 4 a 3.
Os hermanos vão para a final contra a França, enquanto o Brasil disputará o bronze com a Colômbia, no próximo sábado (7/9), às 7h30 (horário de Brasília).
EM TEMPO
O Fut 5 é a modalidade com mais representantes baianos. São três veteranos e multicampeões: Cássio Lopes, natural de Ituberá; Jeferson Gonçalves, o Jefinho, de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, eleito melhor do mundo em 2010; e Maicon Junior, de Maraú, que vai para a sua segunda edição paralímpica.
Eles começaram as carreiras no time do Instituto de Cegos da Bahia (ICB), situado no bairro do Barbalho, em Salvador, sob o comando do técnico Gerson Coutinho. Hoje, integram a seleção com mais títulos em paralimpíadas da história, tendo vencido todas as cinco edições dos jogos em que a modalidade se fez presente, desde Atenas 2004. Assim, em Paris, a busca do Brasil é pelo hexa.
Mais: a seleção brasileira de Fut 5 também ostenta cinco títulos no Parapan e cinco Copas do Mundo. Nos mundiais, que começaram em 1998, O Brasil esteve em todos os pódios, mesmo quando não alcançou o ouro. Foi medalha de prata em 2006 e bronze em 2002 e 2023.
Atualmente, as maiores rivalidades do Futebol de 5 envolvem as seleções da Argentina, China e Espanha.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).