Geral

Empresários pressionam governo para taxar compras de produtos do AliExpress, Wish, Shopee e outras importadoras

Os empresários acusam as empresas internacionais de subfaturamento de notas fiscais e a reetiquetagem na Suécia como tentativa de burlar a fiscalização. 

Por Da Redação

Empresários pressionam governo para taxar compras de produtos do AliExpress, Wish, Shopee e outras importadoras Ilustrativa / Pixbay

Se você é daqueles acostumado a comprar produtos chineses ou, de fora do país,  é bom prestar atenção. Afinal, um grupo de empresários brasileiros, incluindo Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, entregou à cúpula do governo um documento com denúncias contra empresas de fora do país que vendem produtos a pessoas físicas no Brasil.


De acordo com o Estadao de São Paulo, entre as empresas denunciadas estão AliExpress, Wish, Shopee, Shein e Mercado Livre.  O documento, chamado de “Contrabando Digital”, faz supostas denúncias de “cross border” - prática que consiste na compra on-line de produtos de outros países, principalmente China e Estados Unidos. No material entregue à Presidência, os empresários dizem que sofrem há anos com a concorrência desleal de produtos importados. 


O documento, que chegou também à Procuradoria-Geral da República (PGR), cita a “construção de engenharia de como burlar a Receita”. Segundo o Estadão, a ideia do grupo é que o governo federal promova mudanças tributárias, de modo que o consumidor pague os impostos relativos à transação no momento da compra, e não quando o produto importado passa pela Receita Federal e entra no Brasil.


De acordo com dados contidos no material que já foi entregue ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao ministro da Economia, Paulo Guedes, apenas 2% das entregas importadas são taxadas.


Os empresários acusam as empresas internacionais de subfaturamento de notas fiscais e a reetiquetagem na Suécia como tentativa de burlar a fiscalização. 


LEIA MAIS: Rui Costa promove série de exonerações de cargos do Governo ligados ao PP


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.