Geral

Escritora Lya Luft morre aos 83 anos, no Rio Grande do Sul

A escritora Lya Luft morreu na madrugada desta quinta-feira (30/12), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ela tinha 83 anos e faleceu em casa, conforme disse a filha, Suzana Luft.

Por Da Redação

Escritora Lya Luft morre aos 83 anos, no Rio Grande do SulDiego Vara/Agência RBS

A escritora Lya Luft morreu na madrugada desta quinta-feira (30/12), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ela tinha 83 anos e faleceu em casa, conforme disse a filha, Suzana Luft, ao G1.


Ainda de acordo com Suzana, Lya lutava, há sete meses, contra um melanoma, câncer descoberto já com metástase. A escritora ficoou internada, mas pediu para ir para casa antes do Natal. Ainda de acordo com a filha, Lya morreu enquanto dormia.


A cerimônia de despedida deve ser restrita à família.


SOBRE


 


Nos anos 1960, Lya Luft começou a trabalhar como tradutora de obras em alemão e inglês. Entre 1964 e 1978, publicou três livros, mas só passou a se considerar "escritora" a partir de 1980, quando escreveu seu primeiro romance, "As Parceiras", que teve repercussão nacional.


Ela também é autora de "Exílio" (1987), "O Lado Fatal" (1989), "A Sentinela" (1994) e "O Rio do Meio" (1996), livro pelo qual recebeu o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte por obra de ficção. Também em 1996, foi eleita patrona da Feira do Livro de Porto Alegre. Em 2001, recebeu o Prêmio União Latina de Melhor Tradução Técnica e Científica, pela obra "Lete: Arte e Crítica do Esquecimento", de Harald Weinrich.


No entanto, Lya ficou mais conhecida nacionalmente após o lançamento de "Perdas & Ganhos", em 2003, considerado um best-seller. O título chegou à 40ª edição, com mais de 600 mil exemplares vendidos, de acordo com a Editora Record, e ganhou edições em inglês, alemão, espanhol, francês e italiano.


Em 2013, recebeu o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo livro "O Tigre na Sombra (2012)", eleita a melhor obra de ficção do ano na categoria romance.


LEIA MAIS: Governo Federal recusa ajuda humanitária da Argentina à Bahia; "recursos suficientes", alega ministério


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


‌Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.