Estudante de Ilhéus é o primeiro baiano aceito em programa de bolsa internacional, em Harvard
Kauan Peruna é, também, a pessoa mais jovem a ser aceita no programa
Um adolescente de 13 anos é o primeiro cidadão de Ilhéus - e também primeiro baiano - a participar do programa de inverno de bolsistas de graduação em Relações Internacionais pela International Infinity Society, que acontece em Harvard, uma das melhores universidades do mundo, nos Estados Unidos. Aluno do Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão, Kauan Peruna é, também, a pessoa mais jovem a ser aceita no programa, do qual participa ainda este mês, de forma online.
Segundo informações da Secretaria de Educação do Estado (Sec), graças a essa e outras conquistas, Kauan foi reconhecido pela International Star Kids Awards como um dos jovens mais talentosos do mundo na categoria Educação, em 2023, e na categoria QI, em 2024. Também ganhou bolsas de estudos de 100% para participar de programas de verão presenciais nas universidades de Havard, Georgetown, Oxford, Cambridge, MIT e Stanford, entre outras.
Dentre as 19 premiações que já coleciona, o grande destaque é a sua admissão na International Infinity Society, que é uma sociedade internacional de alto Quociente de Inteligência (QI), tida como uma das instituições mais restritas do mundo, exigindo do candidato um QI mínimo de 140 pontos (inteligência genial), quando a média é 83.
"Estou bastante feliz e honrado. Apesar do processo seletivo acirrado, fui um dos poucos brasileiros a serem aceitos. Também estou bastante ansioso para ter contato com os estudantes de relações internacionais de Havard", conta Kauan, que é bolsista de iniciação científica na Academia de Ciências de New York. Enquanto dava entrevista para esta matéria, ele recebeu e-mail com o resultado de um programa que irá ocorrer em janeiro, na Malásia, para o qual foi selecionado para ser nomeado como Embaixador Internacional da Juventude (ODS).
A diretora do CPM de Ilhéus, Claudia Maria Macedo, relata que Kauan é um "excelente aluno", com comportamento nota 10, assíduo e que mantém boas relações com os colegas, professores, militares e funcionários. "Ele tem desempenho satisfatório nos 12 componentes curriculares, destacando-se em Arte, Geografia, História, Técnica de Escrita Argumentativa, Instrução Militar e Construção da Cidadania. As conquistas do nosso aluno são frutos do bom desempenho dele no colégio, o que o faz estar preparado para novas conquistas fora dos muros da escola", disse a diretora.
"Kauan é um adolescente ávido para o conhecimento e determinado a vencer pelos estudos. É um jovem promissor que, através de suas conquistas, incentiva outros alunos a se orgulharem de pertencerem à rede estadual de ensino e de que o esforço empreendido na vida acadêmica vale a pena", acrescentou Claudia Macedo.
Entre os programas presenciais de verão que foi selecionado, destaque para o de Cambridge para estudar Neurociência, com bolsa de 50%, o do Oxford para estudar Matemática Aplicada e Química; do Massachusetts Institute of Technology (MIT) para cursar Inteligência Artificial/Tecnologia, com bolsa de estudos de 30%; e das Universidades de Stanford e Georgetown para estudar Engenharia. O estudante foi selecionado, ainda, pelo Instituto de Boston para estudar Engenharia/ Tecnologia.
No momento, os pais de Kauan estão organizando a documentação para que ele possa embarcar em 2025 para Boston, onde vai representar a Bahia na Yale Model United Nations (YaleMUN) – conferência que visa debater questões globais complexas entre estudantes do Ensino Médio de todo o mundo – e na Harvard World Model United Nations (HavardMun), que é uma conferência anual das Nações Unidas, em modelo itinerante, dirigida pela Universidade de Harvard e uma equipe universitária local da cidade anfitriã.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!