Implante dentário: quanto custa e onde fazer? Especialista tira dúvidas
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO), são feitos cerca de 1 milhão de implantes por ano no país
O implante dentário é um procedimento em que um pino de titânio, que é fixado no osso, substitui a raiz do dente. Geralmente, o momento certo de colocar o implante é quando o paciente começa a perder dentes.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO), são feitos cerca de 1 milhão de implantes por ano no país.
Para tirar dúvidas sobre o assunto, a dentista Vanessa Motta Gouvea, especialista em implantes da clínica Vamos Sorrir, conversou com o Aratu On sobre a cirurgia.
Aratu On: Colocar implante dentário dói?
Vanessa Mota Golveia: O implante é uma cirurgia indolor, pois se trata de um procedimento que recebe anestesia local. Além disso, em clínicas como as da Vamos Sorrir, o atendimento é individualizado e acolhedor, ajudando a deixar os pacientes mais tranquilos durante todo o tratamento.
Aratu On: Como o implante é realizado?
Vanessa Mota Golveia: O implante é um procedimento dividido em duas etapas: a cirúrgica e a protética. Na parte cirúrgica, nós realizamos a instalação do pino do implante no osso do paciente e aguardamos a osseointegração, que é quando o osso gruda no pino. Esse procedimento costuma levar de quatro a seis meses, depende do paciente.
Com a etapa cirúrgica realizada, nós partimos para a parte protética. Nela, instalamos a prótese, no caso o dente novo, no pino implantadoe finalizamos o procedimento. Existe também um procedimento que chamamos de carga imediata. Nele, todas essas etapas podem ser realizadas no mesmo dia.
Aratu On: Quando tempo dura o procedimento?
Vanessa Mota Golveia: Aqui, acho válido levantar duas considerações. A primeira é que indicamos o tratamento segundo a avaliação que fazemos de cada paciente. Portanto, o tipo de tratamento e o tempo de duração do mesmo pode diferir para cada paciente.
A segunda consideração é que em todos os casos é fundamental que o paciente continue visitando o dentista. Afinal, são nessas consultas que realizamos as limpezas, os exames periódicos e outras manutenções necessárias para o sucesso do tratamento.
Aratu On: Quanto custa um implante? O preço é acessível?
Vanessa Mota Golveia: Hoje tenho a alegria de dizer que o implante é um tratamento viável ao nosso público, pois contamos com fornecedores muito competentes, que conseguem popularizar esse serviço.
LEIA MAIS: Com alta acima da média, Salvador tem a gasolina mais cara entre as capitais brasileiras; confira
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!