Instituto Butantan cria vacina contra a Covid-19 e pedirá início de testes à Anvisa nesta sexta-feira
O Butantan é o maior produtor de vacinas do país e já fornece a Coronavac, fármaco de origem chinesa mais disponível hoje no Brasil.
O Instituto Butantan criou uma nova candidata a vacina contra a Covid-19, e pedirá, nesta sexta-feira (26/3), autorização para ensaios clínicos com seres humanos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A informação foi publicada, na noite de ontem (25/3), pela Folha de São Paulo.
O Butantan é o maior produtor de vacinas do país e já fornece a Coronavac, fármaco de origem chinesa mais disponível hoje no Brasil. Segundo a Folha, o imunizante se chama Butanvac e foi desenvolvido pelo instituto, que lidera um consórcio internacional do qual ele é o principal produtor —85% da capacidade total de fornecimento da vacina, se ela funcionar, sairá do órgão do governo paulista.
Ainda de acordo com a publicação, o diretor do Butantan, Dimas Covas, diz ser possível encerrar todos os testes da vacina e ter 40 milhões de doses prontas antes do fim do ano.
Há pelo menos outros sete estudos de imunizantes no Brasil, todos na fase anterior aos ensaios clínicos. “É uma segunda geração de vacina contra a Covid-19, pode haver uma análise mais rápida”, afirmou.
O pedido de autorização se refere às fases 1 e 2 de testes da vacina, nas quais serão avaliadas segurança e capacidade de promover resposta imune com 1.800 voluntários. Na fase 3, com até 9.000 indivíduos, é estipulada sua eficácia. A Butanvac já passou pelos testes pré-clínicos, nos quais são avaliados em animais efeitos positivos e toxicidade.
LEIA MAIS: Bandidos explodem caixas eletrônicos em farmácia da Boa Vista de São Caetano; imóvel ficou destruído
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.