Geral

PF cumpre mandados contra garimpeiros que atuam na extração ilegal de ouro na Bahia

De acordo com a PF, desde as primeiras horas da manhã, mais de 70 agentes, com apoio de fiscais da Agência Nacional de Mineração (ANM), cumprem 12 mandados de busca nas cidades de Cansação e Monte Santo.

Por Da Redação

PF cumpre mandados contra garimpeiros que atuam na extração ilegal de ouro na Bahiadivulgação / PF-BA

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (30/8), a Operação Velho Ouro, com o objetivo de desarticular associação criminosa especializada na prática dos delitos de extração ilegal de ouro e usurpação de bens da União, que vem atuando há vários anos na região Nordeste da Bahia. 


De acordo com a PF, desde as primeiras horas da manhã, mais de 70 agentes, com apoio de fiscais da Agência Nacional de Mineração (ANM), cumprem 12 mandados de busca nas cidades de Cansação e Monte Santo, em razão da atuação perene do suposto grupo criminoso.


Durante as investigações, foi identificado que garimpeiros usam explosivos e substância altamente tóxica (mercúrio) para extrair ouro nos garimpos ilegais localizados nas zonas rurais dos municípios supramencionados.


Segundo se apurou, os garimpeiros compram, arrendam ou simplesmente invadem a terra onde foi descoberto indício de ouro e passam a extrair ilegalmente o minério, fazendo acordos entre si, permitindo a atividade de extração na “sua terra” mediante o pagamento de “royalties”, ou contratam garimpeiros para trabalharem mediante pagamento de “diárias”.


Os mandados judiciais foram expedidos pela Justiça Federal de Campo Formoso, que também determinou, diante da análise do caso concreto, a destruição dos instrumentos e equipamentos empregados na atuação criminosa ora investigada.


Em caso de condenação dos investigados, as penas podem chegar a 24 anos de reclusão. Além dos crimes apurados, Peritos Federais e técnicos da ANM estão realizando exames no local visando identificar a extensão dos danos ambientais.


LEIA MAIS: Repescagem do Auxílio Taxista será paga nesta terça-feira; saiba quem tem direito


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.