Geral

Polícia vai investigar vereador de SP por abuso de autoridade contra padre Júlio Lancelotti

Rubinho Nunes (União Brasil) tentou abrir CPI na Câmara para investigar supostas acusações de assédio contra o pároco

Por Juana Castro

Polícia vai investigar vereador de SP por abuso de autoridade contra padre Júlio LancelottiDivulgação

A Polícia Civil instaurou nesta segunda-feira (24/6) um inquérito policial sobre o vereador Rubinho Nunes (União Brasil). Ele foi denunciado pelo Ministério Público por suposto abuso de autoridade contra o padre Júlio Lancellotti em pedido de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara de São Paulo.


O vereador negou a acusação, afirmando que "a abertura de CPI é prerrogativa legal do parlamentar, que ainda goza de imunidade constitucional de votos e opiniões". Ele questionou a preocupação de investigar um denunciante em vez de averiguar "as gravíssimas denúncias de abuso sexual" contra o padre.


Rubinho ressaltou que irá estudar uma Representação Criminal contra o Instituto Padre Ticão por Denunciação Caluniosa Eleitoral. O caso está no 1° Departamento de Polícia, na Sé.


CPI CONTRA PADRE JÚLIO


Em janeiro, o vereador Rubinho Nunes afirmou ter votos suficientes para abrir uma CPI contra ONGs que atuam na Cracolândia e contra o padre Júlio Lancelotti, que presta assistência à população em situação de rua no centro de São Paulo.


Na ocasião, o padre, coordenador da Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de São Paulo, afirmou que reconhece a legitimidade da criação de uma CPI, mas destacou que as atividades da Pastoral de Rua não estão vinculadas a ONGs. "A atividade da Pastoral de Rua é uma ação pastoral da Arquidiocese de Sâo Paulo, que, por sua vez, não se encontra vinculada de nenhuma forma as atividades que constituem o objetivo do requerimento aprovado para criação da CPI", disse em nota.


Diante de críticas de acusações sem provas contra o padre, Rubinho Nunes voltou atrás, mas em março voltou a protocolar um novo pedido de abertura de CPI. No novo texto, o vereador propunha investigar supostos abusos e assédio sexual contra pessoas em situação de rua na capital paulista, sem mencionar nominalmente o padre Júlio Lancelotti.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.