Prefeitura distribui protetores solares para população albina; saiba detalhes
Para os albinos que queiram se inscrever no programa, é necessário comparecer na sede da SMS com alguns documentos para abrir um processo de cadastro
Com a chegada do verão, a preocupação com o cuidado da pele aumenta por conta da predominância do sol nesta estação. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está distribuindo protetores solares para a população com albinismo na cidade.
Por conta da falta da proteção natural da pele contra os raios ultravioletas do sol, as pessoas com albinismo necessitam do uso constante do produto com fator 60 (FPS 60). Na capital baiana, cerca de 250 pessoas têm albinismo, e 116 destas estão cadastradas do sistema da rede municipal de saúde para receber continuamente o filtro solar.
Para os albinos que queiram se inscrever no programa, é necessário comparecer na sede da SMS (Rua da Grécia, 3, Comércio) com os seguintes documentos: Carteira de Identidade; CPF; Cartão SUS; Comprovante de Residência em nome do paciente; Relatório Médico com CID, no máximo 3 meses; Receita Médica no máximo três meses.
Depois disso, a área técnica avalia e registra o nome do beneficiário no sistema para o produto ser entregue no Multicentro Vale das Pedrinhas, das 8h às 12h.
SOBRE O ALBINISMO
O albinismo pode ser identificado por meio de algumas características apresentadas e que estão relacionadas com a ausência total ou parcial de pigmentação da pele. Entre os agravos mais comuns entre esses pacientes está a baixa visão e complicações dermatológicas.
É importante que a pessoa com albinismo tenha alguns cuidados no dia a dia para preservar a sua saúde. A maior sensibilidade da pele e dos olhos é causada pela ausência da melanina. Dessa forma, alguns cuidados que devem ser seguidos.
– Usar chapéus ou acessórios que protejam a cabeça dos raios solares;
– Usar roupas que protejam bem a pele como camisas de manga comprida;
– Utilizar óculos escuros, para proteger bem os olhos dos raios solares e para evitar a sensibilidade à luz;
– Passar filtro solar de FPS 30 ou mais antes de sair de casa, inclusive em dias chuvosos ou nublados;
– Fazer uso de suplemento de vitamina D, já que jamais é aconselhado que se exponham diretamente ao sol.
LEIA MAIS: Governo desobriga uso de máscaras em vários estabelecimentos na Bahia; veja lista
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!