Geral

Prefeitura suspende aulas na rede municipal de Heliópolis após ataque

MEC vai enviar equipe de psicólogos ao município baiano

Por Juana Castro

Prefeitura suspende aulas na rede municipal de Heliópolis após ataqueReprodução/Maps Google

A prefeitura da cidade de Heliópolis, na Bahia, informou que as aulas em toda a rede de ensino municipal estão temporariamente suspensas após o ataque na escola Dom Pedro I, que fica no povoado Serra dos Correias. Na última sexta-feira (18/10), quatro adolescentes morreram após um deles disparar uma arma de fogo dentro da sala de aula, onde estavam presentes nove alunos e uma professora. Após atirar nos colegas, o jovem tirou a própria vida.


A Secretaria Municipal de Educação informou também que as provas da segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, realizadas no último sábado em todo o país, serão reaplicadas no município após adiamento por causa da tragédia.


O Ministério da Educação disse que vai enviar à Heliópolis uma equipe de psicólogos especialistas em Psicologia das Emergências e Desastres, que compõem o Núcleo de Resposta e Reconstrução de comunidades escolares após ataques de violência extrema. Os profissionais devem chegar nesta quarta-feira ao município.


Em paralelo, o Ministério Público Estadual informou que uma equipe formada por psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais começa, nesta segunda-feira, um trabalho de atendimento presencial aos adolescentes sobreviventes.


A Secretaria de Segurança Pública continua realizando oitivas para apontar as motivações do crime. A arma do crime foi apreendida e está passando por perícia. O delegado Thiago Alves Cunha, titular da Delegacia Territorial de Heliópolis, falou sobre o andamento das investigações.


“Não há nenhum registro, nem no Conselho Tutelar, nem no Cras ou Creas, sobre a vida pregressa desse adolescente. A arma tem numeração e estamos coletando, através do DPT, a propriedade dessa arma, em nome de quem está registrada. O depoimento do pai é muito sucinto e ele não traz nenhum detalhe específico sobre a propriedade da arma. Por enquanto, ele disse não compreender como esse adolescente, filho dele, teve acesso a essa arma”.


A gente lembra que o Ministério da Justiça possui um canal para recebimento de informações sobre ameaças e ataques contra as escolas, o site mj.gov.br/escolasegura. Todas as denúncias são anônimas.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebookTwitter e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.