Interior

Em eleição polêmica, Sheila Lemos (União) vence em Vitória da Conquista e aguarda decisão judicial

A reeleição da gestora municipal enfrenta um intenso debate jurídico, após decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) que impugnou a candidatura da prefeita

Por Bruna Castelo Branco

Em eleição polêmica, Sheila Lemos (União) vence em Vitória da Conquista e aguarda decisão judicialRedes Sociais/Divulgação

Sheila Lemos (União), que liderou as pesquisas durante a campanha eleitoral, é reeleita prefeita de Vitória da Conquista com 58,83% dos votos válidos, cerca de 116.488 votos neste domingo (6/10). O vice-prefeito eleito é Dr Alan (Republicanos).


Ela concorreu contra Waldenor Pereira (PT), que garantiu 52.947 votos; e Maria Lúcia (MDB), que garantiu 22.052 votos.

A reeleição da gestora municipal, porém, enfrenta um intenso debate jurídico após decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que impugnou a candidatura de Sheila. O tribunal argumentou que a postulação poderia configurar um possível terceiro mandato consecutivo na mesma família.


O TRE-BA decidiu, em votação apertada, de 4 a 3, pela inelegibilidade de Sheila Lemos. Apesar disso, a prefeita manteve o direito de campanha, já que os recursos em instâncias superiores garantiam a participação da candidata nas eleições municipais.


A defesa de Sheila, assim como o Ministério Público Eleitoral (MPE), defende que não houve três mandatos consecutivos, já que a prefeita assumiu o cargo após a morte do ex-prefeito Herzem Gusmão, enquanto a mãe dela, Irma Lemos, exerceu interinamente a função durante o afastamento de Gusmão.


O procurador regional Samir Cabus Nachef Júnior argumentou no recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que “Sheila não pode ser considerada inelegível, já que não houve sucessão contínua dentro da família, o que caracterizaria o terceiro mandato”. O recurso do MPE busca reverter a decisão do TRE-BA e sustentar a legitimidade da candidatura da prefeita eleita.


Com o recurso em tramitação no TSE, a disputa pela Prefeitura de Vitória da Conquista enfrenta um cenário de incertezas jurídicas.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Bluesky.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.