Jequié completa 124 anos e tem Santa Casa como referência em assistência à saúde na região
A chegada da Santa Casa colocou Jequié no mapa da obra assistencial da Fundação José Silveira, um Complexo composto pela maternidade, UTI Neonatal e ambulatório. Além do Núcleo de Câncer da Mulher e o Centro de Reabilitação Nice Aguiar, que conta hoje com uma piscina semiolímpica.
Com paisagens de tirar o fôlego e prédios que guardam reliquias, Jequié, a "Cidade Sol", completa 124 anos nesta segunda-feira (25/10).
O nome "Jequié" tem origem na língua Tupi e significa "cesto bem fundo usado como armadilha para peixes". Cestos, inclusive, não faltam em qualquer feira da cidade, primeira atividade econômica do local, mas, hoje, não a única. O município foi crescendo no entorno e logo se transformou no Centro de Abastecimento das regiões Sudeste e Sudoeste do estado, e o desenvolvimento da Cidade Sol caminhou de mãos dadas com o aumento da população. Atualmente, são mais de 156 mil habitantes, cujas necessidades também cresceram.
Na saúde, por exemplo, Jequié anda a passos largos. A chegada da Santa Casa colocou a cidade no mapa da obra assistencial da Fundação José Silveira, um Complexo composto pela maternidade, UTI Neonatal e ambulatório. Além do Núcleo de Câncer da Mulher e o Centro de Reabilitação Nice Aguiar, que conta hoje com uma piscina semiolímpica.
A estrutura possibilita o atendimento de mais de 600 mil pacientes que se deslocam de 30 municípios na região. Antônio Marcos, 32 anos, é um dos beneficiados. Há sete meses ele faz tratamento depois de um acidente de moto que o deixou em uma cadeira de rodas. "Depois que eu entrei aqui, a minha evolução foi ótima", afirmou Antônio, morador de Itagi, que fica a cerca de 50 quilômetros da cidade.
A Santa Casa de Jequié tem buscado parcerias para alcançar novas metas. A AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente é um dos parceiros. O Ministério Público também, como ressalta a promotora Juliana Rocha: Estamos todos olhando na mesma diereção, com confiança no trabalho que é desenvolvido aqui. É muito nítido o quanto a Fundação se esmera para fazer um trabalho cada vez melhor".
Referência em neonatologia, a Maternidade do Hospital São Judas Tadeu é 100% SUS e atente gestações de alto risco. "Rapidamente, a Santa Casa de Jequié se tornou uma referência na região, em assistência à maternidade, e não só no hospital, durante o internamento... As crianças são acompanhadas, envolvendo todo o suporte", explica a neonatologista Dra. Lícia Moreira.
ACOLHIMENTO
"Humanização" é a palavra-chave no atendimento realizado pela Santa Casa, e foi com esse espírito que nasceu o "Projeto Acolher", com foco nos idosos e para dizer em alto e bom som à sociedade: envelhecer sim, mas de forma saudável, como defende a agente do programa, Rejiane Pereira Sampaio.
"[A ideia é] Levar uma qualidade pra esse idoso, sensibilizá-lo. Ele é capaz e tem que ter qualidade de vida, praticar um esporte, ter uma boa alimentação, cuidar da saúde... E o objetivo do projeto não é só sensibilizar esse idoso, mas toda a sociedade", conlui.
VEJA VÍDEO
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.