Interior

Pela primeira vez, hospital de Conquista emite certidão de nascimento para criança com duas mães

A filha de Jaqueline Cardoso dos Santos e Patrícia Barros de Souza nasceu no dia 19/10 e se tornou a primeira conquistense a ter a certidão com duas mães emitida no hospital.

Por Lucas Pereira

Pela primeira vez, hospital de Conquista emite certidão de nascimento para criança com duas mãesInstagram/@pmvconquista

Um feito inédito aconteceu no Hospital Esaú Matos, em Vitória da Conquista, cidade que fica a 520 km de Salvador. No último dia 26 de outubro foi expedida a primeira certidão de nascimento para uma criança com registro de duas mães.


De acordo com a prefeitura da cidade, a filha de Jaqueline Cardoso dos Santos e Patrícia Barros de Souza nasceu no dia 19/10 e se tornou a primeira conquistense a ter a certidão com duas mães emitida no hospital. Para as mamães, o momento é de alegria pelo nascimento da filha e também pelo ineditismo do registro.


“Para nós significa muito, não é só um sonho de ser mãe de ambas as partes, é também uma conquista realizada”, afirmou Patrícia. Ela completa ainda que o ato desse registrar "é o diferencial” para o enfrentamento de qualquer tipo de preconceito.


O diretor-geral da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, mantenedora do hospital, Diogo Azevedo, essa primeiro registro é um marco importante para o hospital. “A filiação socioafetiva é um direito garantido por lei. Então, nada mais justo que as mães já saiam da maternidade com a certidão de nascimento da filha em mãos”, afirmou.


O hospital possui um posto de registro graças a uma parceira com o Cartório de Registro Civil de Vitória da Conquista. Para o registro de crianças filhas de casais homoafetivos, além dos documentos pessoais, é necessário apresentar a documentação comprovando que foi feita a inseminação artificial para que seja garantido o direito de ter os nomes dos pais ou mães no registro da criança.


LEIA MAIS: Rainha da Suécia visita Vitória da Conquista para conhecer Complexo de Escuta Protegida


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.