Gana confirma duas mortes por doença de Marbug, causada por vírus da mesma família do Ebola
O vírus é transmitido por morcegos que se alimentam de frutos e se espalha entre humanos através do contato direto com os fluidos corporais, superfícies e materiais contaminados.
Duas mortes em decorrência da doença de Marburg foram confirmados em Gana, país da África. Causada por um vírus altamente infeccioso, é quase tão letal quanto o Ebola, cujo vírus é da mesma família. A confirmação dos casos foi feita por um laboratório do Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS).
As duas vítimas morreram recentemente no mesmo hospital, na região de Ashanti, no sul do país. O primeiro óbito foi de um homem de 26 anos que foi internado no último dia 26 de junho e morreu no dia seguinte. O segundo foi um outro homem, de 51 anos, que morreu no mesmo dia em que deu entrada no hospital, 28 de junho.
TRANSMISSÃO E SINTOMAS
O vírus é transmitido por morcegos que se alimentam de frutos e se espalha entre humanos através do contato direto com os fluidos corporais, superfícies e materiais contaminados.
Entre os sintomas, que começam de forma abrupta, estão febre alta, dor de cabeça intensa, mal-estar e sangramentos internos e externos. O período de incubação da doença varia de 2 a 21 dias e as pessoas podem desenvolver sinais hemorrágicos graves dentro de sete dias.
Em surtos anteriores da doença de Marbug, as taxas de mortalidade variaram de 24% a 88%, segundo a OMS, dependendo da cepa do vírus e da capacidade para o gerenciamento de casos.
Ainda não existem vacinas ou tratamentos antivirais aprovados para tratar o vírus de Marbug, apenas cuidados de suporte, como reidratação com fluidos orais ou intravenosos. Outros tratamentos estão sendo avaliados.
Segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, as equipes da organização "estão fornecendo apoio e continuarão a trabalhar em estreita colaboração com o governo e as comunidades de Gana para conter o primeiro surto de Marbug no país, o mais rápido possível".
TRATAMENTO
.@WHO teams are providing support and will continue to work closely with #Ghana’s government and communities to contain the country’s first #Marburg outbreak as quickly as possible.https://t.co/JzM5vfnKH1
— Tedros Adhanom Ghebreyesus (@DrTedros) July 18, 2022
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!