Mundo

Recado dado! Presidente dos EUA diz estar disposto a “responder militarmente” se a China invadir Taiwan

No ano passado, o presidente norte-americano fez declarações semelhantes, mas a Casa Branca interviu e afirmou que a política de longa data dos EUA não mudou em relação à ilha.

Por Da Redação

Recado dado! Presidente dos EUA diz estar disposto a “responder militarmente” se a China invadir Taiwanredes sociais / @joebiden

Não bastasse a guerra entre Rússia e Ucrânia - em seu 89º dia -, o mundo vive uma nova preocupação. Isto porque, na manhã desta segunda-feira (23/5), o presidente americano Joe Biden disse que os Estados Unidos estão dispostos a responder “militarmente” se a China intervir em Taiwan com uso de força. “Esse é o compromisso que assumimos”, afirmou a repórteres em Tóquio.


“Aqui está a situação”, disse Biden durante uma entrevista coletiva conjunta com o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida. “Nós concordamos com a política de Uma China. Aderimos a ela, e todos os acordos resultantes feitos a partir daí, mas a ideia de que Taiwan pode ser tomada à força, é (simplesmente não) apropriada”.


No ano passado, o presidente norte-americano fez declarações semelhantes, mas a Casa Branca interviu e afirmou que a política de longa data dos EUA não mudou em relação à ilha. Os EUA fornecem armas defensivas a Taiwan, mas permanecem intencionalmente ambíguos sobre uma possível intervenção militar no caso de um ataque chinês.


Sob a política “Uma China”, os EUA reconhecem a posição chinesa de que Taiwan é parte da China, mas nunca reconheceram oficialmente a reivindicação de Pequim à ilha de 23 milhões de habitantes.


Em um comunicado após os comentários de Biden na segunda-feira, um funcionário da Casa Branca disse que a posição oficial dos EUA permanece inalterada.


“Como o presidente disse, nossa política não mudou. Ele reiterou nossa política de Uma China e nosso compromisso com a paz e a estabilidade em todo o Estreito de Taiwan. Ele também reiterou nosso compromisso sob a Lei de Relações de Taiwan de fornecer ao território os meios militares para se defender. “, disse o funcionário.


Taiwan fica a menos de 177 quilômetros da costa da China. Por mais de 70 anos, os dois lados foram governados separadamente, mas isso não impediu o Partido Comunista da China de reivindicar a ilha como sua – apesar de nunca tê-la controlado.


Nas últimas semanas, Pequim enviou dezenas de aviões de guerra para a Zona de Identificação de Defesa Aérea de Taiwan, e o líder chinês Xi Jinping disse que a “reunificação” entre China e Taiwan é inevitável, se recusando a descartar o uso da força.


LEIA MAIS: Embriagado, motorista atropela cinco meninas da mesma família com idades entre 4 e 10 anos; três têm estado grave


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.