Três leopardos-das-neves morrem após contraírem Covid em zoológico nos Estados Unidos
De acordo com a revista Galileu, que obteve informações do zoológico, os leopardos Ranney, Everest e Makalu foram diagnosticados com o coronavírus Sars-CoV-2 em 13 de outubro deste ano.
Três leopardos-das-neves morreram em decorrência da Covid-19, nos Estados Unidos (EUA). O anúncio foi feito pelo zoológico Lincoln "Children's Zoo", localizado na cidade de Lincoln, no estado de Nebraska, no último sábado (13/11).
"É com profunda tristeza que informamos a nossa comunidade que três leopardos das neves do Zoológico Infantil Lincoln faleceram devido a complicações da Covid-19. Nossos leopardos, Ranney, Everest e Makalu, eram amados por toda nossa comunidade dentro e fora do zoológico. Esta perda é verdadeiramente desoladora e estamos todos de luto jusntos", escreveram em nota postada no Instagram do zoológico.
De acordo com a revista Galileu, que obteve informações do zoológico, os leopardos Ranney, Everest e Makalu foram diagnosticados com o coronavírus Sars-CoV-2 em 13 de outubro deste ano.
Os animais estavam recebendo tratamento com esteroides e antibióticos para prevenir infecções secundárias, de acordo com a instituição.
O zoológico garantiu que dois tigres, que também se infectaram com a a doença, estão, ao que tudo indica, recuperados: "Tigres de Sumatra, Axl e Kumar, aparentemente, se recuperaram totalmente da doença".
O local continua aberto, mas ressalta que todas as medidas para evitar a propagação do vírus em animais e humanos estão sendo tomadas.
EM TEMPO
Vale destacar que ainda não existem dados suficientes que expliquem a transmissão em animais silvestres, mas para cães e gatos já existe uma explicação. A chance é quase nula para animais domésticos, mais existe. Em uma matéria publicada há sete meses no Aratu On, um veterinário explica como é a relação da Covid-19 com animais domésticos.
"Até agora, não temos conhecimento de evidências científicas de que os animais domésticos poderiam se tornar reservatórios do SARS-Cov-2", explicou, na éppoca, a veterinária Luciana Myashiro, da Rio Vet.
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), animais domésticos não transmitem a Covid-19 para seus donos, mas são capazes de transmitir o vírus para outros animais. Estudos da literatura já identificaram o SARS-CoV-2 em tigres e leões de zoológicos, informaram os pesquisadores.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.