Vulcão entra em erupção e deixa região em alerta na Indonésia
Em 2010, a erupção do Merapi causou a morte de 347 pessoas e forçou a evacuação de mais de 400 mil habitantes das proximidades da cratera
Um dos vulcões mais ativos do mundo, o Merapi, entrou em erupção neste sábado (11/3) na região central da Ilha de Jaya, na Indonésia. Segundo o SBT News, uma torrente de lava incandescente e nuvens de fumaça e cinzas se espalharam por vilarejos próximos. E não é a primeira vez que isso acontece: em 2010, a erupção do Merapi causou a morte de 347 pessoas e forçou a evacuação de mais de 400 mil habitantes das proximidades da cratera.
De acordo com o Centro para a Investigação e Controle de Desastres Geológicos do país, ainda não houve necessidade de retirar as pessoas do local. Mas, as autoridades já emitiram diversos sinais de alerta para que os moradores evitem as "zonas de perigo", que fica em um raio de três a sete quilômetros do vulcão.
Por estar "Círculo do Fogo do Pacífico", nome dado ao arquipélago indonésio por sua grande atividade sísmica e vulcânica, o Merapi é um dos vulcões mais ativos do mundo, com 2.968 metros de altitude. Na região, existem 127 vulcões ativos.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!